6 atividades para estimular a coordenação motora das crianças nas férias

0
557
Foto: Internet

Para muitos pais, principalmente para àqueles que não podem viajar, entreter as crianças durante as férias escolares pode ser um verdadeiro desafio.
Por isso, com a colaboração da fisioterapeuta Walkíria Brunetti, elaboramos uma lista com algumas atividades para estimular a coordenação motora grossa de forma lúdica e muito divertida.
“A coordenação motora grossa é a primeira a se desenvolver e diz respeito às grandes cadeias musculares. Esses músculos são responsáveis pelos movimentos de maior amplitude dos braços, pernas e corpo no geral. Dançar, saltar, jogar bola, correr, subir e descer degraus, por exemplo, são alguns movimentos que exigem a coordenação motora grossa”, explica Walkíria.

Além da coordenação
De acordo com Walkíria, as atividades que estimulam a coordenação motora grossa podem contribuir também para o desenvolvimento da orientação espacial, equilíbrio e ritmo. Confira agora as brincadeiras propostas pela especialista.

1-Amarelinha

A amarelinha é uma excelente brincadeira para treinar a coordenação motora grossa, bem como o equilíbrio. Isso porque é preciso pular em um pé só. Outro benefício é o treino da coordenação olho-mão nos momentos de jogar a pedra nos numerais.
A noção espacial é usada quando a criança pula de um quadrado para o outro. O ritmo corporal também é trabalhado quando a criança precisa planejar em qual casinha ela vai pular. Por fim, os saltos são ótimos exercícios para fortalecimento dos músculos das pernas.
Como muitas pessoas moram em apartamentos, a dica é usar materiais que não danificam os pisos. Fitas de cetim e barbante, por exemplo, são algumas opções. Uma alternativa é comprar a amarelinha em EVA ou outros materiais. Com isso, basta colocar no chão e brincar.

2- Pular corda

Certamente, pular corda é uma das brincadeiras mais comuns e divertidas da infância. Para além disso, é uma excelente ferramenta para o treino motor. Ao praticar a atividade, a criança precisa coordenar os movimentos das pernas e dos braços.
Pular corda também ajuda no desenvolvimento da orientação espacial, do ritmo corporal e, claro, no fortalecimento dos músculos dos membros inferiores. Outro benefício é que ao saltar para frente e para trás, de um lado para o outro, por exemplo, aprimora a lateralização, habilidade essencial para o aprendizado da escrita.

3- Movimentos dos animais

Imitar o movimento dos animais pode parecer uma brincadeira simples, mas não é! Na verdade, é um excelente modo de treinar a força, agilidade e equilíbrio.
Entre os animais que podem ser imitados estão o sapo, o urso, o cachorro, o canguru, o coelho! Use sua imaginação e pense em animais cujos movimentos exijam um esforço muscular maior e sejam mais complexos.
Uma dica é mostrar o animal para a criança por meio de um vídeo ou de fotos para que ela possa entender melhor a brincadeira.

4- Corrida de obstáculos

As crianças gostam de desafios! Assim, crie uma “corrida de obstáculos” com algum tipo de prêmio no final. Use sua criatividade para aproveitar o que você tem em casa.
Vale usar as almofadas do sofá, cordas, cadeiras, banquinhos, malas, panelas etc. A ideia é criar um circuito no qual a criança irá precisar saltar, andar num pé só, pular com os dois pés, se arrastar e realizar movimentos mais amplos até chegar no final do circuito.

5- Jogo das 5 marias

O jogo dos saquinhos, ou mais conhecido como jogo das 5 marias, é ótimo para treinar a coordenação motora grossa dos braços.
Para jogar, é preciso arroz, pedaços de tecido e cola quente para fechar os saquinhos, que também podem ser costurados.
Cada saquinho deve ter uma medida de aproximadamente 11x 8 cm. Depois, coloque o arroz dentro para ficar parecido com um travesseiro em miniatura. Costure ou cole. É possível jogar sozinho, em dupla ou com mais pessoas.
Para começar o jogo, espalhe os saquinhos numa superfície de modo que não fiquem nem muito longe, nem muito perto uns dos outros. O primeiro jogador vai jogar um saquinho para o alto e, com a mesma mão, pegar outro da mesa, sem o primeiro caia na mesa
Em seguida, o jogador vai jogar os dois saquinhos que já pegou e tentar pegar mais um. Ao deixar cair, passa a vez para o próximo jogador. Ganha quem conseguir pegar o maior número de saquinhos.
A dica aqui não é a competição em si, mas o exercício de conseguir ser ágil e trabalhar a coordenação visuomotora.

6- Vai e vem

O vai e vem é um brinquedo antigo, mas muito bom para treinar a coordenação motora dos braços. A brincadeira envolve o cálculo de direção, o impulso e a força necessários para fazer a esfera ir e voltar. O vai e vem pode ser encontrado em lojas físicas e online, a partir de R$ 10. (Leda Sangiorgio – Assessoria de Imprensa – [email protected])

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.