4ª Semana da Alimentação Saudável tem início na quarta-feira (13)

0
486

Programação vem com o tema “Fome e Obesidade – Desafios e Soluções em Tempos de Pandemia”

Na próxima quarta-feira, 13 de outubro, terá início a agenda de atividades da 4ª Semana da Alimentação Saudável, que terá como tema “Fome e Obesidade – Desafios e Soluções em Tempos de Pandemia”. A ação foi instituída por meio da Lei Municipal nº 9024 de 11 de julho de 2017, incluindo a comemoração do “Dia Mundial da Alimentação” e sua programação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, ligada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Araraquara.
O primeiro evento será um encontro presencial marcado para as 8 horas na Estrutura de Saúde da Família (ESF) do Jardim Iedda, onde serão realizadas avaliações e orientações nutricionais para o público beneficiário da unidade (infantil e adulto). As atividades serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde e pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, em parceria com professores e estagiários do curso de Nutrição da UNIP.
No mesmo dia, às 19h30, será realizada uma live, com transmissão pela página da Prefeitura de Araraquara no Facebook, que contará com a participação do prefeito Edinho, que falará sobre o tema “Estratégia Araraquara Sem Fome: Resgatando a Dignidade”. A atividade traz como convidado o diretor geral adjunto do Instituto Fome Zero, Walter Belik, que abordará o tema “Situação Atual das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional”. Vale salientar que Belik também é professor titular do Instituto de Economia da Unicamp e atuou como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp por cinco anos. Durante o período de 2003 a 2007 foi membro do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Em 2007 passou a coordenar a Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome, projeto sediado no Escritório Regional da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas) onde permaneceu até 2008. Desde 2013, Belik é membro do Painel de Especialistas do Comitê das Nações Unidas para a Segurança Alimentar Mundial. Atua como voluntário e é membro do Conselho do Banco de Alimentos da Associação Prato Cheio e também da “Save Food Brasil”.
Também participarão da live Paulo Sérgio Aparecido Vianna (presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional-COMSAN), Jacqueline Pereira Barbosa (secretária de Assistência e Desenvolvimento Social) e Silvani da Silva (coordenadora de Segurança Alimentar). No evento virtual também será feito o lançamento do e-book “Banco de Alimentos: Guia para a Sustentabilidade Alimentar”, em parceria com professores e estagiários do curso de Nutrição da UNIP e da UNIARA.
A programação terá sequência no dia 14, quinta-feira, quando será realizado, de forma presencial, o evento “Promoção da Alimentação Saudável”, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, além de alunos e docentes do curso de nutrição da Uniara.
No dia 15, sexta-feira, às 9 horas, haverá um evento presencial no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) São Rafael, com o tema “Receitas com Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCS”. A atividade terá a participação das coordenadorias de Segurança Alimentar e de Agricultura, em parceria com a UNIP. O público alvo é composto por beneficiários do CRAS e da Horta Comunitária.
A agenda da 4ª Semana da Alimentação Saudável se encerra no dia 16, sábado, no Supermercado Vencedor, onde será realizada a Campanha de Arrecadação de Leite, em uma parceria entre a Rede de Solidariedade e o Banco de Alimentos.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO- PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.