Neste sábado (29), é comemorado o Dia da Telefonista, uma homenagem a as profissionais que operam nos estabelecimentos particulares e públicos de todo o Brasil.
A telefonista Cleuza Furlan, da prefeitura de Américo Brasiliense, encaminhou texto à redação do JA para ressaltar o importante trabalho das profissionais e prestar sua homenagem, lembrando que uma das características da vida moderna é a velocidade e facilidade dos meios de comunicação.
“O Brasil está incluído entre os primeiros países do mundo a instalar telefones e, a cada ano, amplia sua rede interna levando esse benefício a quase todos os pontos do País.
Contudo, quantas vezes nos servimos dos telefones, quer para ligações urbanas, interurbanas ou através do sistema DDD, sem nos lembrarmos da existência do elemento humano, que nos auxilia a efetuar as comunicações.
Vale lembrar que foi a partir da instituição do telefone que surgiu a figura de uma colaboradora que se tornaria tradicional: a telefonista.
São geralmente profissionais mulheres que trabalham em empresas telefônicas, estabelecimentos particulares industriais ou comerciais e, também, oficiais, operando aparelhos que permitem que as ligações sejam realizadas e transferidas a diversos ramais.
Um trabalho que exige disposição, afabilidade e paciência, pois o serviço é exaustivo e monótono. No seu anonimato, está presente em todas as horas, operando um dos principais instrumentos de comunicação.
O Dia da Telefonista é destinado a homenagear todas as telefonistas, participantes da complexidade da comunicação do mundo moderno”.