19° Território da Arte de Araraquara: inscrições seguem abertas até 15 de abril

0
437

Mostra apresenta como tema “À Procura da Muyrakytã” e conta com curadoria do artista Lauro Monteiro

 O 19° Território da Arte de Araraquara dá início às inscrições para artistas e conjunto de artistas interessados em expor suas obras ou projetos de Artes Visuais nesta mostra realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Com tema “À Procura da Muyrakytã” e curadoria do artista Lauro Monteiro, o Território da Arte de Araraquara comemora o centenário da Semana de Arte Moderna e propõe um mergulho no universo gráfico e estético, inspirado da obra Macunaíma, cujo berço é Araraquara.

“Em 1926, de 16 a 23 de dezembro, a Chácara de Pio Lourenço, denominada hoje, Chácara Sapucaia e integrada à FCL-UNESP/Araraquara, foi palco de um acontecimento que a faria entrar para a História da Literatura Brasileira. Foi nesse local e nessa data que Mário de Andrade escreveu a obra-prima do Modernismo Brasileiro, Macunaíma”, aponta Lauro.

A organização do Território da Arte irá selecionar e premiar trabalhos bidimensionais e/ou tridimensionais, figurativos ou abstratos, em qualquer técnica, linguagem ou expressão, para participação na exposição que acontecerá do dia 08 de maio ao dia 05 de junho deste ano.

Pintura, escultura, desenho, gravura, serigrafia, colagem, assemblagem, readymade, grafite, fotografia, videoarte e suas derivações são aguardados para a mostra, devendo estas obras chegarem à organização do evento até o dia 03 de maio.

A comissão de avaliação e seleção será composta pela equipe curatorial do 19° Território da Arte, por membros do Conselho Municipal de Cultura e especialistas externos ao processo, oportunamente convidados para a finalidade.

Os critérios para análise das obras são: qualidade artística e poética, ineditismo da proposta e coerência conceitual, adequação ao tema proposto, originalidade, compatibilidade com as condições técnicas e espaciais disponíveis, e fazer parte do escopo das Artes Visuais em sua amplitude conceitual.

Serão selecionadas 36 obras, sendo que dessas obras, serão premiados até 6 trabalhos. O valor de cada premiação na categoria “Premiados” será de R$1.500,00, enquanto para a categoria “Perspectiva Futura” será de R$1.000,00.

Em “Premiados” estarão as 3 obras com maior pontuação da comissão de avaliação, já a “Perspectiva Futura” abrirá espaço para a participação de 3 artistas que estão iniciando na carreira artística.

Para informações e dúvidas, o contato é o e-mail [email protected] .

SERVIÇO:

Inscrições para 19º Território de Arte de Araraquara

Período: de 23 de março a 15 de abril

Edital completo:

https://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/TERRITRIO2022.pdf

Informações: [email protected]

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.