18ª Marcha da Consciência Negra marca o feriado do dia 20 de novembro

Data também é dedicada à Zumbi dos Palmares e à homenagem aos orixás, o que ressalta a força e a espiritualidade que permeiam a cultura afro-brasileira

Araraquara realiza a 18ª edição da Marcha da Consciência Negra na quarta-feira, 20 de novembro, feriado nacional da Consciência Negra. A concentração terá início às 16h30 na Praça Júlio Mesquita e seguirá em direção à Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”, ambas localizadas na Vila Xavier.

Comunidades de terreiro, povos e comunidades de matriz africana devem se unir à Marcha da Consciência Negra, de Zumbi dos Palmares e dos Orixás para um encontro que celebra a riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira, refletindo o compromisso com a luta antirracista e promovendo a conscientização sobre a importância de um ambiente inclusivo e respeitoso.

Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais, lembra que “além disto, é um dia dedicado à homenagem aos orixás, ressaltando a força e a espiritualidade que permeiam a cultura afro-brasileira. Juntos, reforçamos nosso compromisso com a valorização das tradições afro-religiosas e com a luta por igualdade.”

De acordo com a coordenadora, a união e participação na 18ª Marcha da Consciência Negra e dos Orixás é de extrema importância para fortalecer a luta pela equidade e pelo respeito à diversidade. “Este encontro não apenas celebra a rica cultura afro-brasileira, mas também promove uma reflexão profunda sobre a necessidade da conscientização antirracista em nossa sociedade”, aponta. “Ao estarmos juntos nesta marcha, mostramos nosso compromisso direto com a construção de uma Araraquara antirracista e mais equânime.”

Programação – A concentração na Praça Júlio Mesquita seguirá pela Rua Almirante Tamandaré até a esquina do Tiro de Guerra,  e então sobe a Avenida Paulo da Silveira Ferraz até a Casa SP Afro Brasil, onde às 17h30 será realizado o lançamento da Cartilha Antirracista de Araraquara, em uma realização da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, Academia Araraquarense de Letras, NEAB (Nucleo de Estudos Afro-brasileiros)  da Uniara.

A partir das 18h tem início a programação musical, com uma grande roda de samba com o Bloco da Hora e Grupo Chega pra Sambar, de Ribeirão Preto, e também o Dj Alf Dee.

Também confirmada está a participação do Grupo de Maracatu Sementes Crioulas, além de capoeiristas de Araraquara e os religiosos de matrizes africanas.

Os afroempreendedores da FeirAfro, também marcam presença neste encontro, com produtos que valorizam a culinária e cultura afro. A feira é realizada com o apoio do  PNCC – Programa Nacional dos Comitês de Cultura e  APPRECABA  (Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara).

Vale destacar que o calendário de eventos da cidade no mês da Consciência Negra tem como objetivo promover debates, despertar a reflexão e conscientizar a população com atividades voltadas para construção de uma Araraquara mais equânime e antirracista.

O Novembro Negro da Morada do Sol é uma realização da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais (CEPER), órgão ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, em parceria com as diversas instituições do município, como o Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo, com a Associação para Preservação, Resistência e Resgate da Cultura Afro Brasileira de Araraquara (APPRECABA) e com o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

A 18ª Marcha da Consciência Negra é uma atividade gratuita. A Praça Júlio Mesquita está localizada na Rua Prof. Dorival Alves, na confluência da Avenida dos Ferroviários com a Rua Almirante Tamandaré, na Vila Xavier.

SERVIÇO:

18ª Marcha da Consciência Negra

Local: Praça Júlio Mesquita (Rua Prof. Dorival Alves, na confluência da Avenida dos Ferroviários com a Rua Almirante Tamandaré na Vila Xavier)

Dia: quarta-feira (feriado – 20 de novembro)

Horário: concentração a partir das 16h30

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Futuro do meio ambiente é tema de Audiência Pública na Câmara de Araraquara

18ª Marcha da Consciência Negra marca o feriado do dia 20 de novembro

Panorama das Oficinas Culturais será realizado no Teatro Municipal durante quatro dias

Segurança Alimentar promove oficina de panetones

CONFIRA COMO FICAM AS COLETAS DE RESÍDUOS NO FERIADO DE 15 DE NOVEMBRO

CATEGORIAS