Com evento marcado para segunda-feira (16), às 10h no auditório do Tribunal de Contas do Estado (Rua Dr. Euclides da Cunha Viana, 551, próximo ao Asilo São Francisco de Assis, o histórico 13ºBPM/I comemora 56 anos de existência.
Em 1947, existia em Araraquara um pequeno destacamento com o comando de Bauru. Mas, em 18 de março de 1950, o pequeno destacamento tornou-se a 4ª Companhia Independente de Policiamento, Avenida José Bonifácio onde hoje se encontra o Edifício Vila do Sol. O comandante era o humanista e brilhante Tenente José Adalberto Gouvêa que, ao depois, esteve comandando com extrema qualidade o 13º BPM já na Vila Ferroviária.
É lícito informar que a Cia. Independente abrigava a cadeia pública e destacamento dos bombeiros além de um time de futebol de sucesso nos campeonatos amadores da cidade.
Batalhão
Na década de 50, em 17 de junho de 1958, 4ª Companhia Independente obteve a elevação a Batalhão de Polícia, sendo denominado 1º Batalhão de Caçadores, com atribuição sobre a região que se estendia de Araraquara a São José do Rio Preto.
Caçadores
Nos idos de 1961, o 13º Batalhão Policial da Força Pública de São Paulo passou a sediar o espaço atual, à Rua Jorge Biller Teixeira, 519, Vila Ferroviária.
Decreto
Por força do Decreto-Lei 217 de abril de 1970, o Governo Estadual criou a Polícia Militar do Estado de São Paulo, através da unificação da Força Pública e da Guarda Civil do Estado. Nesse contexto o então 13º Batalhão Policial da Força Pública passa a denominar 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior.
Ação
A Unidade não deixou mais de crescer, responsável pelo Policiamento Preventivo e Ostensivo em 19 municípios: Araraquara, Taquaritinga, Matão, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Gavião Peixoto, Itápolis, Fernando Prestes, Cândido Rodrigues, Santa Ernestina, Borborema, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Ibitinga, Dobrada, Nova Europa, Tabatinga e Motuca. (www.policiamilitar.sp.gov.br)