12 de outubro: Prefeitura alerta para proibição de queima de fogos com estampidos

0
95

Dia de Nossa Senhora Aparecida é marcado pela soltura de fogos de artifício ruidosos, que afetam idosos, crianças e animais

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal da Chefia de Gabinete, pede que a população não pratique a queima de fogos de estampidos e artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, que se tornaram tradicionais em 12 de outubro, feriado que marca o Dia de Nossa Senhora Aparecida. A ação é proibida por decreto no município e visa proteger a saúde de crianças, idosos, pessoas com deficiência e dos animais, principalmente os cães, gatos e aves, que têm o aparelho auditivo muito sensível, de maneira que ficam estressados e chegam a sofrer convulsões e ferimentos e frequentemente se acidentam na fuga.
A coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, explica que a soltura de fogos submete os animais a um estresse muito grande. “Tem animais que acabam morrendo por ataques cardíacos, muitos animais fogem, correndo risco de atropelamento, e muitos se ferem tentando procurar um lugar seguro. Então pedimos, não só em nome dos animais, mas também pelos idosos e crianças autistas, que as pessoas realmente respeitem a legislação e não soltem fogos porque a soltura de fogos não traz nenhum benefício, seja para o meio ambiente, seja para os humanos, seja para os não humanos”, salienta.

Como denunciar a soltura irregular de fogos de artifício com estampido: Guarda Municipal – Telefone 153, Setor de Posturas da Prefeitura – 3301-5265, Site da Prefeitura (canal “Fale com o prefeito”) – Ícone na home do site na lateral direita (ao lado de Perguntas frequentes) (Secretaria de Comunicação – Prefeitura Municipal)

 

Deixe uma resposta