11 de julho: Araraquara celebra o primeiro feriado municipal de São Bento

Prefeitura funciona normalmente nesta sexta-feira posterior ao feriado, com atendimento ao público das 9h30 às 16h30

Araraquara celebra o feriado de Dia de São Bento, padroeiro do município, neste dia 11 de julho, quinta-feira, pela primeira vez.

O ato simbólico de sanção da lei nº 10.982 que institui o Feriado Municipal, Dia de São Bento, padroeiro do Município de Araraquara, a ser comemorado no dia 11 de julho, foi realizado na Basílica São Bento, no dia 03 de dezembro de 2023, reunindo o prefeito Edinho, secretários municipais, autoridades e comunidade católica. O projeto de lei que criou o feriado de 11 de julho é de autoria dos vereadores Rafael de Angeli (PSDB) e João Clemente (PSDB).

Na ocasião da sanção da lei, o prefeito Edinho saudou o padre Rodolfo da Basílica São Bento e destacou sua liderança no processo de criação do feriado de 11 de julho. “A história de Araraquara registra a atuação de padres importantes que ajudaram a construí-la. O nosso Reitor, Padre Rodolfo, liderou um processo muito difícil de tornar nossa Matriz em Basílica e agora teve atuação decisiva novamente. É um padre que assume sua função de ser pastor de seu povo e mostra toda a sua capacidade de liderança, conseguindo grandes vitórias para a nossa Basílica. E sei que outras virão, por isso, minha gratidão”, declarou Edinho.

O prefeito destacou a importância do patrono São Bento na história de Araraquara. “Fui questionado sobre a sanção dessa lei. Eu sei que o prefeito é prefeito de todas as religiões e assim deve ser. Mas, sancionando essa lei, estamos resgatando a história da nossa cidade. Pedro José Neto chegou aqui, levantou uma capelinha de madeira onde estamos, a comunidade se organizou e logo ela era uma igreja de alvenaria, já igreja de São Bento, que era uma figura muito forte na igreja católica, padroeiro de toda a Europa. Pedro José Neto reconhece isso e, a partir daí, surgiu a Vila de Araraquara, graças a mobilização da comunidade em prol de São Bento. Com esse feriado, celebrando São Bento, fazemos com que todos tenham conhecimento da história de Araraquara. E nossa fé católica nos diz que São Bento é o padroeiro que nos livra de todos os males. Certamente quando Pedro José Neto o escolheu como nosso padroeiro, foi a mão do Espírito Santo dizendo: essa cidade será abençoada e livrada de todos os males”, disse Edinho.

Além do feriado de 11 de julho, Araraquara possui outros dois feriados municipais; em 22 de agosto, aniversário da cidade, e em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e dos Orixás, instituído por meio da lei nº 6633, de 28 de setembro de 2007.

O abre e fecha?

A Prefeitura informa que o Paço Municipal terá atendimento normal na sexta-feira (12), não havendo ponto facultativo. Os Postos de Atendimento da Prefeitura na Vila Xavier e no Selmi Dei, assim como a Procuradoria Municipal, também contam com atendimento normal na sexta-feira. Em todos os dias, mesmo no feriado, os serviços essenciais que necessitam de funcionamento ininterrupto, como o Pronto-Atendimento da saúde, irão atender a população normalmente.

Vale ressaltar que as 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Araraquara – Vila Xavier, Central e Valle Verde, estão em reforma e, assim, os serviços foram remanejados. O Pronto-Atendimento Adulto (24 Horas) está sendo realizado na Unidade de Retaguarda do Melhado (Avenida Eitor Bim, Vila Suconasa – antigo PS do Melhado) e na UPA Valle Verde (Rua Henrique João Baptista Crisci, s/nº, Valle Verde).

Já o Pronto-Atendimento Pediátrico (24 Horas) está em atividade: na UPA Central (Av. Maria Antonia Camargo de Oliveira – Via Expressa, s/nº – Vila Velosa) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Valle Verde “Dr. Ednan Theodoro Nogueira (Rua Henrique João Baptista Crissi, 1254 – Valle Verde – ao lado da UPA Valle Verde).

O Daae – Departamento Autônomo de Água e Esgotos comunica que, no feriado desta quinta-feira, a coleta de resíduos domiciliares será realizada normalmente, nos bairros e horários habituais; enquanto a coleta seletiva não será realizada.

O QUE FUNCIONA NO FERIADO DE 11 DE JULHO?

Com as 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Araraquara – Vila Xavier, Central e Valle Verde, em reforma, os serviços foram remanejados da seguinte forma:

Pronto-Atendimento Adulto (24 Horas):

•        Unidade de Retaguarda do Melhado (Avenida Eitor Bim, Vila Suconasa – antigo PS do Melhado)

•        UPA Valle Verde (Rua Henrique João Baptista Crisci, s/nº, Valle Verde)

Pronto-Atendimento Pediátrico (24 Horas):

•        UPA Central (Av. Maria Antonia Camargo de Oliveira – Via Expressa, s/nº – Vila Velosa)

•        Unidade Básica de Saúde (UBS) Valle Verde “Dr. Ednan Theodoro Nogueira (Rua Henrique João Baptista Crissi, 1254 – Valle Verde – ao lado da UPA Valle Verde)

SAMU

Atendimento: 24 horas

Telefone: 192

Casa De Acolhida

Atendimento: 24 horas

Telefone: 3336-7510

O QUE FECHA NO FERIADO DE 11 DE JULHO?

– Prefeitura Municipal

– Postos de Saúde

– Creches e escolas

– CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

– Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Gerências de: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental em Saúde, CEREST e DST/AIDS)

– Unidades de Saúde da Rede Básica e Rede Especializada

– Restaurante Popular

Sobre Coletas De Resíduos (Informações: 0800 602 2324)

O Daae comunica o funcionamento das coletas e dos bolsões no feriado de 11 de julho:

•         Coleta de resíduos domiciliares: será realizada normalmente, nos bairros e horários habituais.

•        Coleta de resíduos de serviços de saúde e animais mortos: realizadas das 7h às 17h. Durante o feriado, o telefone para solicitação de coleta de animal morto é o celular 99232 2241. O recolhimento de RSS nas UPAs e demais unidades de saúde municipais que estiverem abertas será realizado normalmente.

•        Coleta seletiva: não será realizada no feriado de 11 de julho.

•        Pontos de Entrega de Entulhos e Volumosos (bolsões): estarão abertos normalmente (segunda a sábado: das 8h às 17h, e no domingo: das 8h às 12h).

•        A Estação de Tratamento de Resíduos de Construção Civil (ETRCC) estará fechada para particulares durante o feriado.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Região Central: aulas do 2º semestre começam segunda-feira (29) com novidades para estudantes da rede estadual de SP

Escola do Legislativo da Câmara promove curso sobre TDAH

O Brasil na crise do clima

A vida é assim mesmo

Biden joga a toalha. Recomeça a corrida presidencial nos EUA

CATEGORIAS