JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

2020 comece com as Contas em Dia

Docente do Senac-Araraquara fala sobre importância do planejamento financeiro e dá dicas sobre pagamento do IPVA e material escolar.

O início do ano é sempre uma preocupação no orçamento dos brasileiros. O acúmulo de contas como impostos obrigatórios, cartão de crédito e despesas com material e matrícula escolares são itens que todos precisam colocar na ponta do lápis. Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 85% dos consumidores não conseguem pagar as despesas nessa época.

Professor Flávio Luis Sinhorini, gestão e negócios do Senac, afirma que planejamento econômico é o primeiro passo para chegar ao gasto total.

"É importante ter uma planilha ou controlar as contas por um aplicativo. Colocá-las em ordem e monitorá-las é o começo de tudo".

A família elabora as prioridades. IPVA, IPTU, matrícula e material escolar chegam ao mesmo tempo. O ideal é que o consumidor já tenha idealizado no final do ano as despesas sazonais, separando mensalmente uma quantia para essa finalidade. Quem ainda não fez isso, precisa agilizar a organização para não passar sufoco", alerta.