JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Sem transporte coletivo, mas, com barreiras sanitárias e circulação restrita de pessoas

Os feriados têm como foco o isolamento social e contenção da disseminação do Covid-19. Por isso estará suspenso o serviço de transporte público coletivo, durante os 5 dias. Outra medida importante, barreiras sanitárias em pontos estratégicos. "A entrada de pessoas será admitida mediante apresentação de laudo de teste negativo para a Covid-19, emitido em prazo inferior de 48 horas", afirma o secretário municipal.

Também estão proibidas, até domingo(5), reuniões com mais de 5 pessoas em residências, áreas de lazer, chácaras e locais congêneres, sob as penas da lei. "Nós avaliamos necessário endurecer as restrições para que o isolamento social seja cumprido. Queremos evitar que as pessoas circulem, com foco na manutenção da situação epidemiológica do município, que hoje está com índices favoráveis e foi alcançada após o sacrifício de todos.

COMÉRCIO

Até 4 de abril, comércio permanecerá fechado, assim como lojas em shoppings centers, galerias e estabelecimentos congêneres, estando proibido, inclusive, atendimento por delivery, drive-thru e a retirada na porta do estabelecimento, o chamado take away.

BANCOS

Atendimento presencial também estará proibida nas agências e correspondentes bancários, cooperativas de crédito, lotéricas ou estabelecimentos congêneres; salões de beleza e barbearias, escritórios, automotoescolas, além de escolas das redes públicas e privadas de ensino no município. Fica permitido o autoatendimento em agências e correspondentes bancários. Presencialmente só consumidores em supermercados, mercados, mercearias, padarias, açougues e comércio atacado e varejista de hortifrúti, das 5 às 20 horas, exceto no domingo de Páscoa, 4 de abril, quando poderão atender até 13 horas.

Bares, restaurantes e estabelecimentos de preparo e venda de alimentos de consumo imediato, somente por delivery, por 24 horas. Drive thru e a retirada na porta do estabelecimento (take away) não serão permitidos durante o feriado. Missas e cultos presenciais ficam proibidos, sendo autorizados somente realização online. (Igreja de São Geraldo foi fechada pela Guarda Municipal)

VACINA

Secretaria da Saúde informa que vacinação será retomada segunda-feira (5) para aplicação da segunda dose dos idosos, nos seis pontos de vacinação já organizados: unidade do Sesa, unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Ieda e UPA do Valle Verde, drive-thru do Sesc e drive-thru da Vigilância, no Cear. Estarão abertos 24 horas, UPA da Vila Xavier, que é o polo de atendimento para Covid-19, além das UPAs Central e Valle Verde.

Já as unidades básicas do Selmi-Dei I, Cecap e Melhado também estarão funcionando, com testagem e demanda espontânea, das 7h às 17h.

SERVIÇO

De 31 de março a 4 de abril

- Mercados, açougues, mercearias, padarias, atacado e varejistas de hortifrútis (presencialmente, das 5 às 20h/Domingo de Páscoa: até 13h).

- Farmácias e atendimento de saúde nas UPAS VX (Polo Covid), Valle Verde e Central (24 horas) e nas unidades básicas do Selmi-Dei I, Cecap e Melhado, na quarta, quinta e sexta-feira com testagem e atendimento de demanda espontânea (das 07h às 17h)

- Serviços de táxi e transporte por aplicativo

- Transporte de mercadorias

- Entrega de gás e água envasada

- Transporte intermunicipal

O QUE FUNCIONA, COM RESTRIÇÕES

- Bares e restaurantes - 24 horas somente por delivery

- Missas e cultos - Somente online

- Bancos - Somente autoatendimento

- Indústrias - aquelas em que a paralisação cause danos à estrutura, equipamentos e máquinas, além de perda de insumos. Com relação aos funcionários, a indústria deverá proceder como sempre em feriados.

- Postos de combustíveis: Quarta-feira (31/3): abertos até as 18h, Quinta-feira (1º/4): das 7h às 18h, Sexta-feira Santa (2/4): das 8h às 14h, e Sábado (3/4): das 7h às 18h e Domingo de Páscoa (4/4): postos fechados

O QUE NÃO VAI FUNCIONAR

- Comércio em geral

- Transporte público municipal