JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

COVID-19 DE ARARAQUARA RECEBE APOIO DA OPAS/OMS E BUTANTAN

O prefeito, secretários municipais e autoridades da saúde de Araraquara receberam, nesta semana, representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Butantan para discutir enfrentamento da Covid-19.

Uma presença especial foi a da médica infectologista Ho Yeh Li, coordenadora da UTI Covid do Hospital das Clínicas de São Paulo e consultora nacional da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

"A consultora relatou sua experiência acompanhando de perto o avanço da pandemia em Manaus, que sofreu com o colapso do sistema de saúde. Também nos apresentou sugestões técnicas importantes para o enfrentamento da Covid-19 na rede de saúde de Araraquara", afirmou Edinho Silva.

Ho Yeh Li reforça que a população deve sempre utilizar máscaras e tomar os cuidados necessários.

"Mesmo chegando vacinação, a gente ainda tem muita dúvida sobre quanto tempo uma pessoa vai ter anticorpo. As medidas de prevenção continuam. Elas vão estabilizar taxa de internações", diz especialista em Covid-19.

TECNOLOGIA

Em parceria com o Butantan, de forma pioneira, Araraquara irá utilizar a metodologia Contact Tracing ou rastreamento de contatos. Trata-se de uma estratégia usada para combater infecções contagiosas. A ideia é localizar, por meio da tecnologia, infectados e identificar todas as outras pessoas que tiveram contato com eles.