JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

(EDITORIAL) Que prefeito você deseja?

(*) José Renato Nalini

Neste domingo (15 de novembro) teremos as eleições mais importantes para as pessoas: vereadores e prefeitos. Lamentavelmente, não se adotou a votação pela internet, por onde podemos fazer praticamente tudo. Preferiu-se manter a logística superada da requisição de prédios particulares, principalmente escolas, obrigando seus funcionários a arrastar móveis e abrir espaço para votação. Mais ainda, fazer com que mesários trabalhem gratuitamente para colher manifestação que seria facilmente exercida no meio eletrônico.

Enfim, neste dia 15 serão escolhidas as únicas autoridades com as quais o cidadão poderá se encontrar pessoalmente. Vereador, aquele que tem a incumbência de redigir as posturas municipais. Prefeito, o gerente de que a cidade precisa para ordenar seus serviços. Um grande síndico do condomínio em que todos nós moramos.

Prefeito e Vereadores são pessoas que poderão melhorar ou piorar a nossa cidade.

Depois da pandemia, que não sabemos quando terá fim, há um grande vácuo na sociedade. Milhões de invisíveis, de excluídos, de desempregados, de desalentados. A cidade tem de ter um bom gerente. Alguém que impulsione os negócios. Que transmita entusiasmo para os munícipes. Que promova a cidade e faça com que ela desperte para aqueles rumos ainda inexplorados. Fortalecer os serviços locais, o comércio, estimular o alunado de todas as escolas a ser criativo, a resolver pequenos problemas e a empreender.

São anos preciosos, em que todo o mundo está absorvendo as mutações profundas trazidas pela Quarta Revolução Industrial. É mais do que urgente conectar todas as pessoas, fazer com que as redes sociais sejam propulsoras do progresso e de um convívio harmônico e fraterno. Tudo isso se faz numa cidade. E se prefeito e vereadores forem bons, não há quem segure o progresso do município. Escolha bem. Qual é o prefeito que você quer?

(*) É Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS.