JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

A UNIARA DESTACA A ODONTOLOGIA FORENSE

Pesquisa orientada pela Profa. Ana Lúcia Franco Micheloni.

A aluna do terceiro ano do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara UNIARA, Gabriela Galvanin Alves Sousa, realiza a pesquisa "Estudo das características e conteúdo dos prontuários de uso odontológico: requisitos éticos e legais da odontologia forense", orientada pela docente da graduação, Ana Lúcia Franco Micheloni.

Gabriela relata que o estudo "tem como objetivo avaliar as características e o conteúdo dos prontuários odontológicos empregados por cirurgiões dentistas de Araraquara, analisando o cumprimento dos requisitos necessários de prontuários nos parâmetros das normas éticas e legais, e alertar odontólogos para a importância de sua elaboração e o correto preenchimento".

A pesquisa determina o cumprimento ético e legal dos prontuários odontológicos utilizados pelos cirurgiões dentistas da cidade.

E ainda conseguimos alertar os profissionais sobre o correto preenchimento do documento, uma vez que ele pode ser de grande utilidade multiprofissional, como na identificação de um cadáver ou até mesmo na resolução de um crime.

ESTUDO IMPORTANTE

Para Ana Lúcia, estudo proposto é de extrema importância no contexto clínico odontológico e em saúde pública, uma vez que milhares de prontuários são elaborados a cada dia no Brasil, tanto em clínicas odontológicas privadas e públicas quanto em instituições de ensino.