JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Sensores detectam saúde através do suor

Estudo teve artigo em revista científica internacional

Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais BioPolMat da Universidade de Araraquara UNIARA é um dos parceiros de projeto de sensores que detectam substâncias no suor e podem fornecer informações sobre a saúde. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Física da USP de São Carlos.

"É um estudo voltado a sensores vestíveis baseados em nanocelulose bacteriana para detecção de metais e que poderia ser útil na detecção do diabetes", explica o pesquisador Hernane da Silva Barud.

Hernane aponta que "nossa contribuição foi principalmente na questão do auxílio na preparação das membranas e na celulose bacteriana, com a qual o grupo já vem trabalhando para tratamento de feridas. "Também trabalhamos com o desenvolvimento de telas flexíveis e em plataforma para a cultura de células onde poderíamos substituir ensaios em animais por ensaios in vitro", destaca.

Um artigo científico sobre o projeto~ dos sensores (em inglês), do qual Barud é um dos coautores, foi publicado na revista científica internacional "Talanta", e pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/2WHmObW.