JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Obesidade aumenta o risco para 14 tipos de câncer

O oncologista Ramon Andrade de Mello alerta para os hábitos sedentários e alimentação irregular, durante a pandemia.

A pandemia do novo coronavírus alterou o comportamento de uma grande parcela da população. A vida sedentária em casa e uma alimentação irregular têm elevado peso de muitas pessoas. "Esses novos hábitos trazem tanto riscos para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, quanto para 14 tipos de câncer", alerta Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

PRECISAMOS

DE ATENÇÃO

Dados do estudo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), de 2019, revelam que a obesidade passou de 11,8% da população brasileira, em 2006, para 20,3% em 2019, uma alta de 72%. Já o excesso de peso é registrado em 55,4% dos brasileiros.

DICAS

"Mesmo na pandemia, é possível desenvolver alguma atividade física, como dispensar o elevador e subir pelas escadas. A recomendação é fazer atividades em, pelo menos, três vezes por semana", esclarece o médico.