JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Uniara: pesquisa forte

Docentes e doutorandos têm artigo aceito pela revista "Brazilian Journal of Development".

O líder e pesquisador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais BioPolMat do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara Uniara, Hernane da Silva Barud, e o doutorando do Programa, Henrique Croisfelts, além do docente colaborador do PPGB-MRQM, Ricardo Bonotto, e da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente PPG-DTMA, Geralda Cristina Freitas, tiveram um artigo para publicação na revista "Brazilian Journal of Development".

"REDES DE INOVAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA"

"Geramos um manuscrito para essa revista referente a uma ação que fizemos na cidade, o Café Consciência, uma rede para pesquisadores que queiram se tornar empresários. Começou há três anos com temas relacionados ao empreendedorismo", relembra Barud. Ele conta que o artigo faz parte da tese de Croisfelts, "tentar entender por que o pesquisador empreende pouco e, a partir disso, qual é a propulsão que o Café Consciência tem em incentivar a criação de novas startups". No final, o Café Consciência teve êxito: algumas empresas foram financiadas pelo projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP - uma linha chamada Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas PIPE -, além de serem incentivadas dentro do Café Consciência", detalha.

Bonotto acrescenta que "o artigo acaba mostrando a importância de se criar mecanismos que são elos entre a universidade e as empresas, principalmente no que tange à promoção da inovação".

(Informações sobre o Laboratório de BioPolMat no www.uniara.com.br, telefone (16) 3301-7348 ou e-mail secpgbio@uniara.com.br.