JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Enfermagem da UNIARA e importância da carreira

Símbolo da profissão, Florence Nightingale tem seu bicentenário em 2020.

Docentes de Enfermagem da UNIARA abordam a importância e diversos aspectos da carreira. "Florence Nightingale é a precursora da enfermagem moderna, tendo vivido no período de 1820 a 1910. É reconhecidamente pioneira no que se refere ao pensamento filosófico, científico e ético para a enfermagem. Mesmo 110 anos após sua morte, não apenas o pensamento como também as práticas de Florence estão na vida de trabalhadores e estudantes de Enfermagem, trazendo para reflexão o agir profissional.

Amanda Rossi Marques, "de forma simplista, pode-se dizer que a(o) enfermeira(o) tem importante papel no gerenciamento do cuidado e no seu desenvolvimento nas mais diversas formas de assistência.

ATUAÇÃO AMPLA

Mariana Lopes Borges afirma que "em todas as áreas do conhecimento é passível se beneficiar com a ciência da enfermagem. No âmbito da saúde, há legislação, epidemiologia, saúde ambiental, auditoria e qualidade dos serviços em saúde, gestão e gerenciamento, assistência nos três níveis de atenção (primário, secundário, terciário) e pré-hospitalar, representação de medicamentos e produtos médicos, consultório particular, serviço público administrativo e estratégico - secretarias de saúde municipal, organizações governamentais e não governamentais -, ensino (técnico e superior), pesquisa, educação em saúde - consultorias, escolas de nível fundamental e médio-, e atendimento home care".

Amanda finaliza dizendo que, sem esses profissionais, o mundo estaria em real colapso e sem muitas chances de sobreviver.