JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

NA MOLDURA

LIBA - 28 ANOS

Especial Wilson Silveira Luiz

Em 1976, o então Presidente da SAC-Sociedade Amigos do Carmo, Antonio Fernando Silvestre, "bolou" grandes promoções anuais no dia 1ª de maio. Torneios de truco, futebol de salão e bocha, além de brincadeiras infantis, constituíram por muitos anos, uma das maiores comemoração do Dia do Trabalho. E este colunista teve a alegria de ser Patrono da referida festa esportiva e social.

Em 1991, tendo como base o sucesso do torneio anual da SAC, este colunista mais o Paschoal Gonçalves da Rocha e o Dr. Ildeu Wolfarth, resolvemos fundar uma Liga de bocha em Araraquara. Depois de vários meses, o estatuto ficou pronto. E a data-base da fundação seria 1º de maio de 1992. Dai pra frente e até agora, a LIBA-Liga Bochófila de Araraquara, tem sido sucesso total.

RESUMO VITORIOSO

Campeã dos Jogos Regionais, diversas vezes; Tricampeã estadual interseleções. Por várias vezes teve como campeãs as duplas de Araraquara, participantes dos campeonatos realizados pela Secretaria Estadual de Esporte e Juventude; Bolão, Gustavo e Adalberto, jogando pela Seleção Paulista foram campeões brasileiros. Em 1993, LIBA realizou no Clube Araraquarense o primeiro curso de arbitragem bochófila do interior do Estado; em 2000 realizou o único, até hoje, curso de arbitragem bochófila dentro de uma Universidade, a nossa UNIARA; realizou com sucesso a fase final do campeonato brasileiro, nas canchas do Clube Náutico Araraquara. LIBA promoveu o primeiro campeonato estadual interclubes de duplas femininas, certame denominado Copa da Loba, que foi "encampado" pela Federação Paulista de Bocha e Bolão.

O primeiro certame da Federação foi vencido por dois anos seguidos, pelo Clube Náutico Araraquara; posteriormente a equipe feminina do Melusa Clube, venceu o certame duas vezes. Araraquara é a cidade com mais títulos estaduais femininos.

O único Congresso de Ligas bochófilas do país, foi realizado no Clube Náutico Araraquara, em 1993. LIBA realiza anualmente o campeonato denominado Copa Araraquara e que levará neste ano, o nome de Tranquinio Geraldo Bombarda, um dos grandes batalhadoras do esporte que faz amigos. LIBA é sem dúvida, modéstia à parte, um orgulho para aqueles que praticam a bocha em Araraquara e Região. A Entidade hoje é presidida por Gustavo Torres Félix, ex-campeão brasileiro e considerado um dos grandes nomes da modalidade. Citar nomes aqui seria muito difícil. Foram muitos esportistas empenhados na formação e criação da LIBA. Vou citar apenas um nome José Zavagli (Zé Palito), um dos baluartes. E através do saudoso Zé Palito, saúdo todos os diretores, jogadores, técnicos e torcedores.

Parabéns LIBA

Muitos anos de vida.

responder

Francisco José de Andrade

01/05/20 12:17

Na Moldura: LIBA 28 anos

Parabéns à LIBA e seus fundadores!!! A modalidade BOCHA RAFA em nossa região e Estado cresceu muito graças a essa entidade e seus incansáveis membros. Parabéns Wilson Silveira Luiz pelas suas palavras e pricipalmente reconhecida contribuição.
responder

José Carlos "Marajá"

01/05/20 12:02

28° Aniversário da Liga Araraquarense de Bocha

Quero dar os meus parabéns a Liga Araraquarense de Bocha pelo seu 28 anos de vida, dedicação, trabalho e sucesso. Um abraço especial ao Sr. Wilson Luiz, um dos fundadores e principais batalhadores da modalidade nesta linda cidade, bem como aos demais colaboradores que, de uma forma ou de outra, ajudaram e ajudam a LIBA ser grande e vitoriosa. Abraço do amigo José Carlos "Marajá" de São José dos Campos - SP
responder

William Toffano

01/05/20 11:44

Parabéns LIBA

Parabéns a Liba e a todos amigos bochófilos, vocês fazem parte da história do bocha, e obrigado por manterem viva esta tradição