JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Homenagem ao jornalista e publicitário IVAN ROBERTO DAMETO PERONI

Ao comemorar 20 anos do Curso de Propaganda e Marketing, o Campus UNIP Araraquara, convidou o jornalista e publicitário Ivan Roberto Peroni para receber o título de Honra ao Mérito, projeto de 8 de dezembro de 2017, autoria do vereador Jéferson Yashuda. Será na segunda-feira (14), às 19h no anfiteatro da UNIP, início da 19ª Jornada de Propaganda e Marketing.

HISTÓRIA DE AMIZADE

Vereador Yashuda, autor da propositura, lembra que conheceu Ivan Roberto por volta de 2004 quando fazia parte da diretoria da ACIA, mas que já havia ouvido muito sobre o jornalista e devido ao trabalho brilhante que desenvolve na cidade, apresentou o Projeto de Decreto Legislativo concedendo-lhe o título de Honra ao Mérito. "Ivan é uma pessoa brilhante e querida por todos, portanto merecedor dessa honraria", afirma o vereador e ex-presidente do Legislativo da "Morada do Sol".

GRANDE MEMÓRIA

"Quem convive com o jornalista sabe que guarda fatos que poucos têm conhecimento, praticamente um guardião dos acontecimentos. Ele traz na memória fatos vivenciados que fariam inveja a qualquer historiador. De inteligência e educação, acima da média, Ivan Roberto é uma pessoa de fácil convivência e aprendizado diário para quem o cerca. Sua ação como jornalista investigativo o tornou brilhante profissional e, na atualidade, torna o RCIARARAQUARA em veículo dos mais respeitados do interior. Atualmente é considerado um dos melhores mestres de cerimônia. Membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), desde 1981, tem seu diploma assinado pelo mestre do jornalismo brasileiro, Barbosa Lima Sobrinho.

NASCIDO EM ARARAQUARA

No dia 11 de outubro de 1949, Ivan Roberto Dameto Peroni é filho de Aparecida Dameto Peroni e Domingos Peroni, irmão de João Aparecido e Olga Sueli Peroni Pedrolongo. É casado com Viviane Mancini Peroni, há 17 anos, com quem tem dois filhos: Enzo, 14 anos e Lara, 10. Tem também os filhos Giuliano, Giovani, Gian, Carlo Endrigo e Giordana. Conta ainda com cinco netos: João Pedro e Ana Laura, filhos de Giuliano; Valentina e Vicente, filhos de Carlo Endrigo e Maria Luiza (in memorian), filha de Giovani.

A VIAGEM

Em 1951 a família Peroni se transferiu para Jales, o menino Ivan em 1957 fez o primeiro ano do Grupo Escolar, o segundo em uma escola rural de Tabatinga. De volta a Araraquara, terminou o Ensino Fundamental no Grupo Pedro José Neto. Cursou o preparatório em 1960 no EEBA e formou-se em Mecânico Torneiro e Desenhista Mecânico em 1965 pela antiga Escola Industrial "Profa. Anna de Oliveira Ferraz".

DO DIPLOMA PARA AÇÃO

Ivan Roberto trabalhou como torneiro por dois meses na Fábrica Irmãos Manoel, no bairro do Carmo, e partiu para a faculdade, onde cursou Direito por três anos na FEFIARA e Faculdade de Direito de São Carlos. Decidiu, no entanto, seguir a carreira de radialista e jornalista que havia iniciado em 1966 na Rádio A Voz da Araraquarense, hoje Morada do Sol; contratado na época como repórter de campo teve como professor Adilson João Tellaroli. Ao mesmo tempo trabalhava no Diário da Araraquarense, do jornalista Roberto Barbieri, a quem Ivan sempre demonstrou sua gratidão. A partir daí consolidou sua experiência como repórter na Rádio Cultura de Araraquara; chefiou o jornalismo da Rádio Cultura de Ribeirão Preto passando pela Rádio Jauense. Foi correspondente do Diário de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Rádio Globo, na equipe de Osmar Santos. Atuou como repórter da Agência Folhas por três anos no litoral sul de São Paulo. Carinhosamente lembra dos narradores esportivos com quem conviveu durante sua trajetória em Araraquara: Wilson Luiz, Antonio Carlos Araujo e José Roberto Fernandes.

O RETORNO

Na sua volta a Araraquara, inquieto e criativo em 1988 criou a Agência Marzo, especializada em assessoria de imprensa, propaganda e marketing, onde se mantém diretor em sociedade com seu filho Carlo Endrigo Guimarães Peroni. "Diante do exposto cabe a nós expectadores da história, avalizar com honras e méritos o título conferido ao jornalista Ivan Roberto Peroni, por uma trajetória de sucesso e compromisso diante da verdade dos fatos", diz o autor do título honorífico. (Texto de Suze Timpani)