JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Ignácio de Loyola Brandão é nosso primeiro imortal

Araraquarense eleito por unanimidade na quinta (14) na sede da ABL, no Rio de Janeiro.

O escritor Ignácio de Loyola Brandão eleito, nessa quinta (14) para integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupará a cadeira 11. Vaga desde setembro do ano passado (morte do jurista Hélio Jaguaribe). Loyola foi eleito por unanimidade.

Entre os ocupantes da cadeira (agora de Loyola) estiveram Darcy Ribeiro, Celso Furtado e Lúcio Mendonça, um dos fundadores da ABL ao lado do escritor Machado de Assis.

IGNÁCIO ESPETACULAR

Nascido em Araraquara, iniciou sua carreira no jornal "O Imparcial". Sua geração de autores, anos 1960 e 1970, contestou a ditadura e levou para a literatura temas do Brasil. O autor publicou 42 livros (10 romances) e recebeu o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra, em 2016. Ganhou o Prêmio Jabuti, o Prêmio Fundação Biblioteca Nacional e o Prêmio São Paulo de Literatura, um escritor laureado que honra a sua família e toda uma cidade.

SOL DA INTELIGÊNCIA

O escritor Ignácio de Loyola Brandão, 82 anos e 45 livros publicados, membro imortal da Academia Brasileira de Letras, onde esteve ao lado da família, editor Luiz Alves e amigos, na residência do acadêmico Cicero Sandroni e sua mulher, no bairro do Cosme Velho, Rio de Janeiro, cedida para aguardar o telefonema do presidente da ABL, Marco Lucchesi, que falou: "o senhor é o novo membro desta Academia". Em seguida houve um coquetel da Editora Global.

RECADO PARA LOYOLA

Leitores do J.A. e amigos do laureado escritor podem deixar mensagem neste Facebook.