JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Outra tentativa: FUMACÊ

Prefeitura de Araraquara intensifica ações de combate aos mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Com 2.035 casos da doença, a Secretaria de Saúde irá adotar fumacê como forma de matar os mosquitos adultos e reduzir a transmissão da doença. Uma viatura equipada com dois termonebulizadores (um apontado para cada lado da rua) irá espalhar o inseticida que se transforma em nuvem de fumaça e entra nas residências.

Antes de a viatura passar o fumacê, agentes da Vigilância Epidemiológica irão entrar nas casas para retirar criadouros do Aedes aegypti já que as larvas não são mortas pelo inseticida.

PUBLICIDADE

O trabalho será precedido de ampla divulgação para informar locais exatos por onde o fumacê passará. Ação também exigirá colaboração e cuidados por parte da população. No momento em que a viatura passar pela rua (no final da tarde, das 17h às 21h), as portas e janelas das residências deverão ser abertas para que a fumaça com o inseticida tenha acesso a todos os cômodos e mate os mosquitos. Além disso, os moradores e animais de estimação deverão se dirigir aos fundos da casa.

RECOMENDAÇÕES

Alimentos devem ser colocados em recipientes próprios com tampa; gaiolas de pássaros cobertas; entrada de caixas de abelhas devem ser vedadas por 24 horas; roupas retiradas dos varais e veículos das ruas; e, após a aplicação, água e alimentos dos animais domésticos devem ser trocados.

ALÉM DO FUMACÊ

E também dos mutirões de limpeza aos sábados, a Prefeitura intensifica notificações e multas e ampliou acolhimento ambulatorial a pacientes.

O primeiro Polo de Atendimento à Dengue foi aberto no Cear no início do mês, funcionando diariamente das 7h às 17h. Na última segunda-feira (25), outro polo entrou na Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), 2310, no Centro. Funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 7h às 20h.

(Secretaria Municipal de Comunicação)