JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Curso de Enfermagem da Uniara promove o 17º Encontro de Amamentação

Evento será realizado no dia 5 de outubro, às 19h, no auditório principal da universidade

Em função do "Agosto Dourado: amamentação vale ouro", o curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara Uniara promove o "17º Encontro de Amamentação" no dia 5 de outubro, às 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). Com o tema "Amamentação é a base da vida", o evento, composto por palestras e debates, é direcionado a profissionais e alunos da área da saúde.

"A programação contará com o credenciamento dos participantes, a abertura oficial, a apresentação da Conjunto Instrumental Feminino Uniara e as palestras Amamentação: direitos da mulher, com a professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - EERP/USP, Juliana Cristina dos Santos Monteiro, e Atuação do enfermeiro na assistência a amamentação, ministrada pela enfermeira obstétrica e consultora internacional em aleitamento materno, Carolina Guimarães", detalha a docente e uma das organizadoras do encontro, Aline Natalia Domingues.

Ela comenta que o tema tem sido destaque nos debates sobre saúde, "em níveis nacionais e internacionais". "O Congresso Nacional sancionou, no ano passado, uma lei - nº 13.435, de 12 de abril de 2017 - que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. Agosto Dourado, como passou a ser chamado, é a oportunidade de reforçar o ato de amamentar e seus benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê", explica.

A amamentação exclusiva até os seis meses, segundo a docente, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. "Vários projetos no Senado buscam assegurar o direito ao aleitamento materno. Olhar para os aspectos jurídicos é essencial para a assistência e o trabalho do enfermeiro e demais profissionais de saúde", completa.

As inscrições, no valor de R$10,00, devem ser efetuadas na Tesouraria da unidade I da Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro) ou no início do evento, de acordo com o número de vagas restantes.

Além de Aline, fazem parte da comissão organizadora as professoras Mônica Silva e Mariana Firmino Daré.

Mais detalhes sobre o "17º Encontro de Amamentação" estão disponíveis no link https://goo.gl/MURhiy. Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.