JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Teste o seu Português (520)

Prof.ª Dr.ª Terezinha Bellote Chaman (*)

Em homenagem ao Pe. Celso Maximino José, por ocasião de seus 40 anos de vida sacerdotal.

Eminentíssimo D. Paulo Cezar Costa, Bispo Diocesano. Reverendíssimo Cônego Antônio Desan. Reverendíssimo Pe. Celso Maximino José. Reverendíssimos Pes. Bento, Edivan, Eugênio e Oswaldo. Seminarista Ronaldo Cezar. Comunidades presentes.

Em Vidas Desperdiçadas, o filósofo polonês Bauman alerta-nos: onde não há pensamento a longo prazo, dificilmente pode haver um senso de destino compartilhado, um sentimento de irmandade, um impulso de cerrar fileiras, ficar ombro a ombro ou marchar no mesmo passo. A solidariedade tem pouca chance de brotar e fincar raízes. Os relacionamentos destacam-se sobretudo pela fragilidade e superficialidade. Vivemos a era da modernidade líquida, fluida. Ainda, nas palavras de Bauman: "Seria imprudente negar, ou mesmo subestimar, a profunda mudança que o advento da modernidade fluida produziu na condição humana". Então, cristãos que somos, como agir?

Um lugar onde DEUS nos fala com clareza é a Bíblia. Para nós, cristãos, tem o seu centro nos Evangelhos. Necessário se faz acolher a sua Palavra, na leitura amorosa da Escritura, de tal forma que vivendo-a possamos experimentar os seus frutos. João (15,16) traz-nos: "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi." Palavra-lema de ordenação sacerdotal de Pe. Celso Maximino José. Verdade que ele faz questão de sempre ser lembrada. Dando voz a Pe. Celso: "O Senhor me escolheu pelo seu amor generoso e misericordioso. Nada é mérito meu, tudo é graça e bondade de Jesus. E que eu possa sempre corresponder a esse chamado". Este é o pároco da N. Sr.ª das Graças e das Dores. Este é o homem que há 40 anos escolheu Jesus, para servir, em seu nome. Pe. Celso encontra-se em nosso meio há mais de um ano. Tem sido leal, amigo, companheiro, algumas vezes sério em suas advertências e, outras vezes, bastante divertido. Hoje, 23 de setembro de 2018, ao completar 40 anos de sacerdócio, nossa comunidade conhecerá um pouco mais de sua caminhada, em Barra Bonita, onde permaneceu por 25 anos. MACHADO A. (1910) ensina-nos: [...] Caminante, no hay camino, se hace camino al andar. Caminhante na obra de DEUS, façamos uma breve retrospectiva, gentilmente cedida por Isabel Leoni Mai.

Novembro de 1993... lembra-se?

Primeiro Cenáculo em Barra Bonita com o tema: Vem e Segue-me. Presença de Nossa Senhora Rainha da Paz, imagem peregrina de Medygorie.

Evento audacioso, preparado com muito carinho. Apesar da chuva, aproximadamente 10.000 pessoas ali estavam.~

1995... outra data importante: implantação do Encontro de Casais com Cristo (ECC).

Novembro de 1996... Como podem reparar, Pe. Celso é festeiro!!!

Festa em comemoração aos 40 anos da coroação de N. Sr.ª Rainha dos Estudantes. Evento transmitido, ao vivo, pela Rede Vida de Televisão, em rede nacional. Presença do Coral de São Carlos, cantando Ave Rainha do Céu, às margens do Rio Tietê, ao pôr do sol: indescritível. Detalhe importante: para realizar a cobertura da Rede Vida, os paroquianos venderam quase 10.000 camisetas.

Junho 1998... como todos sabem, Pe. Celso também é um artista. Nesse ano, inicia-se o Programa Rádio Família, indo ao ar das 20h às 24h, diariamente. Pe. Celso já apresentava um programa das 6h às 8h, Bom-dia Maria, com mensagens e orientação espiritual. Às 11h tínhamos o Santo do Dia. Ah... não podemos nos esquecer da famosa e precisa previsão do tempo. Ele possuía uma estação meteriológica em sua casa. Todos o procuravam para saber a previsão do tempo e temperatura.

Não podemos nos esquecer de que semanalmente, celebra Missa na Rede Vida de Televisão.

Mas, nem tudo na vida de nosso pároco foram flores...

Novembro de 2003... esse mês deveria ser apagado da história de Pe. Celso.

Feito refém de 2 assaltantes, ao sair da Matriz de São José, em direção ao seu veículo, para celebrar na Igreja São Pedro. Os assaltantes, armados, obrigaram-no a entrar no veículo: levaram-no a um matagal, perto de Bocaina. Um deles fugiu com o veículo e o outro ficou na vigia. Nesse tempo, Pe. Celso evangelizava o assaltante. Cerca de 5 horas depois, um outro veículo veio buscar o assaltante. Quanto ao Pe. Celso, deslocou-se, sozinho, até a rodovia e pediu ajuda, chegando de madrugada a um plantão policial. O interessante é que um dos assaltantes vestia uma jaqueta com a imagem de Nossa Senhora. Sinal da proteção de DEUS: o cordão de ouro, com a face de Jesus, que Pe. Celso trazia em seu pescoço (lembrança de sua ordenação) eles não levaram.

Breves passagens da vida sacerdotal de Pe. Celso, em Barra Bonita, onde deixou bastante saudade. Esperamos que permaneça entre nós, evangelizando-nos outros 25 anos. Estes 40 anos de sacerdócio de Pe. Celso e sua fidelidade à Escritura, alertam-nos e ensinam-nos que é impossível conceber uma cultura indiferente à eternidade e que evita a durabilidade. Além disso, é difícil conceber a moralidade, indiferente às consequências das ações humanas e que evita a responsabilidade pelos efeitos que essas ações têm sobre a comunidade. Que a fluidez, a liquidez dos vínculos, marcas, estigmas da sociedade atual, não nos torne apenas espectadores e desperdiçadores da vida, mas, espelhando-nos na caminhada de Pe. Celso, possamos também proclamar: "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi."

Parabéns Pe. Celso Maximino José.

Teste o seu Português

1 Aquele _____________ foi calculadamente preparado.

a ( ) embuste;

b ( ) imbusti;

c ( ) embusti;

d ( ) imbuste.

2 O __________ da mesa 10 está morrendo de fome! Atenda-o!

a ( ) fregues;

b ( ) fregueis;

c ( ) freguêis;

d ( ) freguês.

3 Aquele camarada é __________, apanha da mulher todos os dias.

a ( ) froxo;

b ( ) froucho;

c ( ) frouxo;

d ( ) frocho.

4 O que significa defraudar, no contexto?

Político defrauda o povo. Hoje em dia está na moda.

a ( ) elogiar;

b ( ) abraçar;

c ( ) envergonhar;

d ( ) espoliar com fraude.

5 A _____________ possui um __________ de tamanho médio.

a ( ) nectarina carosso;

b ( ) nequitarina caroçu;

c ( ) nectarina caroço.

(*) Pesquisadora do GEPEFA Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias.

OBS.: não deixe de assistir ao "Teste seu Português", no canal You Tube ou pelo Facebook - www.facebook.com/testeseuportuguesonline Agora também na TV UNIARA, assista pelo canal aberto 55 ou tvuniaraararaquarayoutube

Respostas

Resp 1.: a - Aquele embuste foi calculadamente preparado.

Embuste (= trapaça, cilada).

Resp 2.: d - O freguês da mesa 10 está morrendo de fome! Atenda-o!

Freguês (= cliente).

Resp 3.: c - Aquele camarada é frouxo, apanha da mulher todos os dias.

Frouxo (= medroso, covarde).

Resp 4.: Político defrauda o povo. Hoje em dia está na moda.

d No contexto, defraudar significa: espoliar com fraude, com engano.

Resp 5.: c - A nectarina possui um caroço de tamanho médio.

Nectarina (= variedade de pêssego).

Caroço (= semente de vários frutos).

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP)~e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca Franca (SP) e Diário de Sorocaba Sorocaba (SP) Jornal de Itatiba Itatiba (SP) O Liberal Regional Araçatuba (SP) Diário da Serra Tangara da Serra (MT).