INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
BLOG-POLEZZE



D I S L E X I A distúrbio maior na escola
Atualizada 6 de abril de 18 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter

Segundo a Associação Brasileira, a dislexia é distúrbio ou transtorno de aprendizagem. Indivíduos com dificuldades para ler, escrever ou soletrar devem buscar ajuda de um especialista.

Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga explica que pessoas com esse problema não podem ser confundidas como preguiçosas ou desatentas. "O que acontece com a pessoa que tem dislexia é uma desordem das informações recebidas, que acabam inibindo o processo de entendimento das letras e interferindo na escrita e leitura".

Sintomas da dislexia variam de pessoa para pessoa.

"A criança com dislexia tem certa dificuldade em decodificar as letras. Os disléxicos não associam com facilidade símbolos gráficos e letras aos sons que representam". Outro problema da dislexia é o seu diagnóstico, já que ele só consegue ser feito após a alfabetização da criança, porém, Ana Regina lembra que a partir dos quatro anos a criança já pode dar alguns indícios de dificuldade.

DESCARTE

Para chegar ao diagnóstico algumas possibilidades são colocadas à margem, como a dificuldade ou deficiência visual e/ou educação inadequada. Após esse levantamento inicia-se o tratamento, que geralmente acontece com a participação de uma equipe multidisciplinar com fonoaudiólogo, psicólogo e neurologista. A dislexia pode ser tratada e acompanhada e assim ser controlada de maneira eficaz já na infância, evitando que ela prejudique a vida adulta dos sujeitos em atendimento.

PROFESSOR

Ele precisa ficar atento às atitudes de seus alunos, contribuindo no que for necessário para sua melhora. "O papel do professor é fundamental nesse momento, pois ele precisa estar atento às atitudes dos alunos e ao menor sinal de problema, isso deve ser repassado aos pais/responsáveis, para que a criança seja encaminhada para o tratamento adequado e sem maiores prejuízos", completa a especialista.


Copyright 2018 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

  Quem vence essa disputa?






Direitos Reservados (c) 2018 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA