INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
BLOG-POLEZZE



ESTRESSE forma de controlar hormônios
Atualizada 23 de março de 18 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter

Pesquisadores do Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédicas do mundo, conseguiram inibir a secreção do hormônio liberado em situações de estresse, o adrenocorticotrófico (ACTH), também chamado de corticotrofina. Trabalhando com dois tipos de estresse, físico e psicológico, os pesquisadores mostraram que dois mediadores podem controlar separadamente estes estresses. A vasopressina parece controlar os estresses físicos, enquanto o fator de liberação da corticotrofina (CRH) parece relacionado aos estresses psicológicos. Dessa forma, ao bloquear receptores de vasopressina, a resposta ao estresse físico foi impedida, e, bloqueando receptores de CRH foi possível bloquear melhor o estresse psicológico.

Tentamos bloquear receptores de vasopressina e de CRH para avaliar como ocorria a resposta na cobaia ao submetê-la ao estresse físico e psicológico.

Assim suprimimos a resposta hormonal, a liberação de ACTH e consequente liberação de corticosterona em qualquer tipo de estresse, explica Lanfranco Troncone. A descoberta é resultado da linha de pesquisa que investiga a relação entre estresse e depressão. O progresso das investigações sobre as estruturas cerebrais responsáveis pela resposta ao estresse permitirá, no futuro, a manipulação dessas estruturas e a compreensão dos mecanismos que são um gatilho à depressão.

MELHORAR TESTES

Os novos medicamentos contra a doença tornam-se mais confiáveis e haverá uma redução no custo do desenvolvimento de novos fármacos, segundo Adriana de Toledo Ramos.

Atualmente os tratamentos medicamentosos contra a depressão envolvem várias tentativas e adequações. Mudança de remédios, doses e frequência de administração são frequentes, fazendo com que a terapia seja longa e muitas vezes falha. O simples bloqueio de receptores de vasopressina e CRH pode não ter ação antidepressiva, mas, estas e outras questões ainda precisam ser investigadas.

INVESTIGAÇÃO

Vamos mapear as áreas cerebrais que estão envolvidas no estresse físico e psicológico para ver se conseguimos manipular esses locais até chegar à resposta esperada, diz Lanfranco.


Copyright 2018 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

  Quem vence essa disputa?






Direitos Reservados (c) 2018 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA