INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
BLOG-POLEZZE



Gamificação além da diversão
Atualizada 16 de março de 18 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter

Os games conquistaram o mundo. Não há criança que não se apaixone pelos jogos. O lúdico é o espaço da criatividade, inventividade e alegria. Aproveitemo-nos desse namoro para intensificar o aprendizado.

Para jogar na web, todo jogador precisa recorrer a regras, aprender o sistema de ranking, aceitar desafios e aprender a trabalhar em equipe. Aquilo que pode ser para muitos uma simples diversão, desenvolve a comunicação bidirecional, treina para o feedback e, por isso, é rotina em muitas escolas. Há países em que todo o processo de aprendizagem já é gamificado. O Brasil ainda engatinha no setor, mas como nosso povo é provido de singular talento para novas habilidades, acelera-se o processo de gamificação.

Muitas habilidades ganham no uso dos games.

Fortalecem-se as equipes, facilitam-se os treinamentos, aprende-se a atuar sobre pressão e a se comunicar melhor. Observação, criatividade, abrir-se para o inesperado, tudo isso é oferecido para quem leva a sério o que poderia parecer uma brincadeira.

Já existem aplicativos disponíveis e muito utilizados que se servem da gamificação. Um deles é o foursquare, com mais de 40 milhões de usuários mensais e mais de 12 bilhões de check-ins. Já mapeou mais de 150 milhões de lugares no mundo. É uma rede social que permite ao usuário indicar onde se encontra e visualizar os amigos próximos a esse lugar. É assim que se dissemina a avaliação de espaços turísticos, de restaurantes, comenta-se um filme, peça de teatro ou livro. Tudo incentivado com a outorga de prêmios para os mais frequentes dentre os usuários.

CONHECEM O WAZE

O que se propôs a ajudar o trânsito e a mostrar melhores trajetos. Quem auxilia a atualização permanente ganha pontos. Outro aplicativo é o freepik, banco de imagem que exige colaboração. É um grande acervo de imagens que podem ser utilizadas mediante módico pagamento mensal. E o que dizer do Pokémon Go, que foi mania passageira mas, ressuscitado, ajuda empresas e instituições a serem encontradas e a atraírem clientes.

Muitos também já participaram do escape hotel, jogo em que os participantes ficam reclusos em uma sala e devem descobrir como escapar dali dentro de uma hora. Desvendar pistas, resolver enigmas e interagir com a equipe é o roteiro que atrai participantes dessa inteligente diversão. Enfim, a gamificação abriu um universo novo para quem se propuser a levá-la a sério enquanto se diverte. (www.educacao.sp.gov.br)


Copyright 2018 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

  Quem vence essa disputa?






Direitos Reservados (c) 2018 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA