JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Era SACHS. Agora ZF

Expansão, neste 2018, da fábrica em Araraquara

Diante da expectativa positiva de retomada do mercado automotivo, neste ano, a ZF do Brasil planeja expandir as atividades de sua fábrica de embreagens instalada em Araraquara. A unidade, que emprega tecnologia de ponta em sua produção, ganhará importância ainda mais estratégica nos negócios da empresa no País e na América do Sul.

Especializada em embreagens para veículos de passeio e comerciais, a planta de Araraquara fornece sua produção de itens novos e remanufaturados para montadoras e para o mercado nacional de reposição.

ZF atende fabricantes de veículos, são clientes: GM, Fiat, Ford, PSA e Volkswagen. Marcas no segmento comercial: Agrale, DAF, Iveco, MAN, Ford, Volvo, Scania e Mercedes-Benz.

Levando-se em conta o potencial aquecimento de demanda das montadoras e, também, do mercado de reposição, a empresa pretende expandir suas operações em Araraquara. A produção atual está sendo dimensionada para atender a futura demanda da indústria automotiva brasileira. Desta forma, junto com a expansão da operação, a ZF ampliará os postos de trabalho na planta, que atualmente emprega 250 colaboradores.

RECUPERAÇÃO

Ano de 2018 será de recomposição, de acordo com projeções da Anfavea, a associação que reúne as montadoras nacionais. No último comunicado público da entidade, a expectativa é de crescimento em todas as vertentes de autoveículos (denominação que congrega automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus). Os percentuais estimados de alta são de 11,7% no licenciamento (fechando com um total de 2,5 milhões de unidades), 5% na exportação (800 mil unidades) e 13,2% na produção (3,06 milhões de unidades).

SERVIÇO:

MM EDITORIAL: Marta de Souza (marta@mmeditorial.com.br) e Fábio Rogério (fabio@mmeditorial.com.br)

LÍDER MUNDIAL

ZF é líder mundial em driveline e tecnologia de chassis, além de tecnologia de segurança ativa e passiva. A empresa possui em torno de 140.000 colaboradores ao redor do mundo com aproximadamente 230 plantas em cerca de 40 países. Em 2017, a ZF alcançou vendas aproximadas de 36 bilhões de euros (dados provisórios) e investe anualmente mais de 6% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento - garantindo sucesso contínuo por meio do design e engenharia de tecnologias inovadoras. A companhia é uma das maiores fornecedoras do setor automotivo do mundo.

RENDA E VAGAS EM EXPANSÃO

O processo de ampliação da indústria, numa torcida entusiasmada da Região de Araraquara, está sendo introduzido na planta da ZF, antiga Sachs fincada à margem esquerda da via de acesso à Usina Zanin, perpendicular à Rodovia Washington Luís. Hoje, a usina está desativada, mas, merece atenção das nossas autoridades para se restabelecer, absorvia muitos trabalhadores e permitia recolhimento de imposto.

ZF não pensa em crise

A empresa araraquarense ZF é a segunda maior indústria de autopeças do mundo. Não é pouca coisa e Marta de Souza sinaliza no horizonte uma ampliação que a população passa a aguardar com muita confiança. A região se fortalece com o plano e talento da ZF.