INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
BLOG-POLEZZE



(Editorial) Rastilho de PÓLVORA
Atualizada 19 de janeiro de 18 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter

Na década 60-70, as autoridades da saúde anunciavam que o vírus da Aids não chegaria ao Brasil. Ledo engano, em que pese entender a preocupação de se evitar pânico e causar insegurança numa corrida desenfreada em busca de suporte médico. Sabemos a continuidade dessa história que enlutou muitas famílias, estimulou uso de preservativo e descoberta de medicamentos para enfrentar o ataque viral.

Hoje, em nosso país, a história se repete com autoridades minimizando a situação talvez com receio de eventuais críticas ao jeito de atuar na administração pública. Mas, a situação parece grave com tendência a se avolumar. Tanto que a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera o Estado de São Paulo, em sua totalidade, área de risco da febre amarela recomendando vacinação de pessoa de fora do Estado quando tiver como destino qualquer município paulista.

O Ministério da Saúde vê nessa orientação "excesso de zelo". No entanto, a medida é defensável enquanto a doença está nas matas (febre silvestre), pois, em se tornando "urbana" com participação de aedes aegypti, as proporções serão gigantescas e podem dizimar milhares de pessoas, como em 1942. Infelizmente não foi totalmente erradicada.

Na região de Araraquara seria pertinente que protocolo médico fosse reafirmado para evitar perda de tempo. No momento, uma campanha do SESA seria bem-vinda com a imprensa alimentada por notas e entrevistas de utilidade pública. Tranca na porta depois do assalto de nada adianta.


Copyright 2018 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

  REFIS 2018






Direitos Reservados (c) 2018 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA