INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
COLUNAS



(Editorial) Desafios em sala de aula
Atualizada 12 de janeiro de 18 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter

Ana Regina Caminha Braga (*)

Nosso país vem apresentando dados preocupantes na educação. Segundo estatística da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o professor brasileiro chega a perder 20% do seu tempo em sala tentando colocar os alunos em ordem para lecionar. Nós professores, podemos adotar algumas medidas para melhorar.

Planejar o que pretende ser executado em sala e tentar prever esse tipo de situação pode facilitar a tarefa do professor. Desde as primeiras séries é fundamental ao docente ter um planejamento de aula. Por exemplo, quando um aluno termina sua atividade, antes da turma, o professor já deve ter algum tipo de atividade para entretê-lo enquanto os demais finalizam a tarefa. Essa atitude evita que o aluno fique desocupado e tire foco dos demais.

Inúmeras estratégias podem ser pensadas para o professor em sala. Quando percebe que existe um aluno mais ativo, boa estratégia é convidá-lo para ser seu ajudante em determinadas tarefas. A criança fica concentrada em sua nova função. Nós professores devemos ter claro o nosso papel, demonstrar autoridade em sala, não autoritarismo.

O Brasil perde tempo de aula.

Outro dado diz respeito à violência praticada contra professores. O país também lidera o ranking em casos de intimidação verbal de docentes. São problemas sérios, que em algum momento da vida acadêmica, nós, talvez, precisaremos enfrentar. A falta de respeito e a agressão em sala tornam-se mais recorrentes e uma das únicas possibilidades de cessarmos o problema é a prática de punição, policiamento e leis de amparo.

(*) É escritora, psicopedagoga e especialista em gestão escolar.


Copyright 2018 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

 






Direitos Reservados (c) 2018 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA