INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
COLUNAS



Teste o seu Português (488)
Atualizada 12 de janeiro de 18 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter
Clique na imagem para ampliar
Queremos agradecer à Bárbara Soares Molina e a seus pais, Júnior e Jô, que nos deram o prazer de suas presenças. Bárbara e Pedro encantaram nossa celebração, com belíssimos cânticos.

Prof.ª Dr.ª Terezinha Bellote Chaman(*)

"O grande presente de DEUS é realizar, a seu tempo, aquilo que desejamos, com Fé. Que possamos ser mais fiéis, em 2018, e estar em comunhão com o Senhor." (Pe. João Vitor).

Aos 09 de janeiro, celebrou-se mais uma edição (94.ª) de nossa Missa em Condomínio. Mais uma vez nossa Missa foi celebrada no Ed. Vila do Sol. Com a presença de 35 pessoas, Lucileni Gumiero (síndica), Zezé e Décio Rocha (org.) receberam os presentes para um momento muito especial.

Normalmente, atemo-nos a destacar aquilo que o Padre costuma enfatizar em sua celebração. Desta feita seria: "Tempo comum início da caminhada..." Mas, hoje, se nos permitem, vamos mudar um pouco o roteiro. Nosso destaque é para o Pe. João Vitor Bulle, jovem sacerdote que permaneceu, em nossa Paróquia (N. Sr.ª das Graças), por quase um ano. Nesse breve espaço, fez amigos, admiradores, fiéis a seus conselhos. Tão jovem e tão cheio de DEUS. Nesse breve tempo, deu-nos o prazer e o privilégio de 4 celebrações, em Missas em Condomínio.

Quis a providência que o Bispo Dom Paulo César convocasse-o para assumir a Paróquia de São João Batista, na cidade de São Carlos. Mais uma vez, a juventude colocada à prova. Mas... temos absoluta certeza de que dará conta, pois ele tem DEUS. E quem tem DEUS nada pode temer. Por "ironia do destino", Dom Paulo colocou-o na citada Paróquia e orientou-o para que ele se responsabilize, no sentido pastoral, pelos 14 condomínios que estão à volta daquela Igreja. E, nesse sentido, Pe. Vitor ainda fez uma pequena brincadeira: "Não tenho ainda nem um ano de ordenação, já celebrei 4 Missas em Condomínio. Acho que alguma experiência eu já tenho."

Voltando a nossa celebração, queremos agradecer à Bárbara Soares Molina e a seus pais, Júnior e , que nos deram o prazer de suas presenças. Bárbara e Pedro encantaram nossa celebração, com belíssimos cânticos.

Essa última celebração de Pe. Vitor estava realmente diferente e repleta de bênçãos: presentes Ana Beatriz Rocha Aievoli com seus filhos Benjamim e Caetano, vindos de Singapura, no Sudeste Asiático. Ana, que é filha do casal Zezé e Décio.

Convido-os a participarem de nossa próxima Missa em Condomínio, aos 5 dias do mês de fevereiro. Ainda não temos o condomínio onde será a celebração, mas já sabemos que o celebrante será o Pe. Celso Maximino (N. Sr.ª das Graças).

Desejando que se realize uma Missa em seu Condomínio, faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman - 16 - 3336-5548 - 9.9782-6116 - celp@terra.com.br Até lá e fiquem com DEUS.

Teste seu Português:

01 - Mário de Andrade escreveu parte de Macunaíma em Araraquara. Trata-se de uma bela _____________.

a ( ) rapizódia;

b ( ) rapsódia;

c ( ) rapzódia;

d ( ) rapisódia.

02 - Muitos brasileiros abusam dos cheques ___________.

a ( ) pré-datados;

b ( ) pre-datados;

c ( ) predatados.

03 - Era um ladrão ___________. Deu-lhe um susto e não roubou nada.

a ( ) pé-de-xinelo;

b ( ) pé de xinelo;

c ( ) pé de chinelo;

d ( ) pé-de-chinelo.

04 - Não deixe de depositar seu _________, sempre que for à igreja.

a ( ) hóbulo;

b ( ) hóbolo;

c ( ) óbolo;

d ( ) óbulo.

05 - Você tem alguma _________ quanto ao horário de verão?

a ( ) obgeção;

b ( ) objeção;

c ( ) obgessão;

d ( ) objessão;

e ( ) objesão.

06 - Para responder a uma questão difícil, antes, puxe pelo seu ________.

a ( ) rasciocínio;

b ( ) rassiosínio;

c ( ) raciocínio;

d ( ) raciossínio.

07 - Brevemente, irei às ____________ de meu sobrinho.

a ( ) núpcias;

b ( ) núpicias;

c ( ) núpsias;

d ( ) núpiscias.

08 - O que significa mialgia, no contexto?

O jogador estava com uma tremenda mialgia.

a ( ) dor de cabeça;

b ( ) dor de cotovelo;

c ( ) dor traumática;

d ( ) dor muscular.

(*) Pesquisadora do GEPEFA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias.

OBS.: não deixe de assistir ao "Teste seu Português", no canal You Tube ou pelo Facebook - www.facebook.com/testeseuportuguesonline Agora também na TV UNIARA, assista pelo canal aberto 55 ou tvuniaraararaquarayoutube

Respostas

Resp 1.: b - Mário de Andrade escreveu parte de Macunaíma em Araraquara. Trata-se de uma bela rapsódia.

Rapsódia (= obra estilizada a partir de temas populares).

Resp 2.: a - Muitos brasileiros abusam dos cheques pré-datados.

Pré-datado (= datado de antemão).

Resp 3.: c - Era um ladrão pé de chinelo. Deu-lhe um susto e não roubou nada.

Pé de chinelo (= sem qualidade) Volp 2009, p. 631.

Resp 4.: c - Não deixe de depositar seu óbolo, sempre que for à igreja.

Óbolo (= donativo, esmola).

Resp 5.: b - Você tem alguma objeção quanto ao horário de verão?

Objeção (= restrição).

Resp 6.: c - Para responder a uma questão difícil, antes, puxe pelo seu raciocínio.

Raciocínio (= elaboração de um juízo).

Resp 7.: a - Brevemente, irei às núpcias de meu sobrinho.

Núpcias (= casamento e festividades correspondentes).

Resp 8.: O jogador estava com uma tremenda mialgia.

d - No contexto, mialgia significa: dor muscular.

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional - Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra (MT).


Copyright 2018 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

 






Direitos Reservados (c) 2018 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA