INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
COLUNAS



Coletor Menstrual
Atualizada 5 de janeiro de 18 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter

Algumas mulheres estão adotando o coletor menstrual. No Brasil, uma comunidade no Facebook reúne mais de 13 mil mulheres a favor desse método. Mas, é seguro para a saúde e higiene da mulher?

Diferente do absorvente, coletor menstrual é feito com material flexível que deve ser encaixado na entrada da vagina.

A mulher pode usá-lo no máximo até 12 horas, porém recomenda-se trocar a cada 6 horas. Depois deve ser retirado e lavado," explica a Ginecologista e Obstetra Erica Mantelli (CRM-SP: 124.315), pósgraduada em Sexologia pela USP. Não há segredo para colocá-lo.

A mulher deve dobrar o coletor com os próprios dedos e inseri-lo na vagina. Ao notar que ele foi colocado por completo, ele vai abrir e você pode ouvir um estalo significando que ele está no lugar correto.

Algumas mulheres ficam preocupadas em usar o coletor por achar que a menstruação tem odor. "A menstruação não tem cheiro, quando ela apresenta algum odor significa que a mulher está com problemas de infecção".

NÃO PODE USAR

Mulheres que acabaram de ser mãe não devem usá-lo. Além disso, quem utiliza DIU precisa ficar atenta para evitar que o dispositivo se desloque. Algumas também podem desenvolver uma alergia ao material sendo indicado suspender o uso.

O coletor menstrual não faz mal a saúde ou a higiene da mulher. Mas, se você decidir inovar e trocar o absorvente por este método é importante consultar o seu ginecologista para tirar as principais dúvidas sobre uso.

No Brasil, o produto custa em média de R$85 e R$155.

TABUS DO COPINHO

Para entender melhor sobre as vantagens do coletor menstrual, Dra. Erica Mantelli desvenda alguns mistérios.

- O coletor deve ser higienizado com frequência?

R. Sim, toda vez que você usá-lo é importante lavar com água fria e sabão neutro. A mulher também pode limpá-lo com água fervente.

- Quando devo esvaziar o coletor?

R. É importante retirar o coletor no máximo até 12 horas. Mas, o momento de esvaziá-lo vai depender o fluxo menstrual de cada uma. Se for intenso é recomendado trocar a cada seis horas.

- Corro risco de desenvolver candidíase?

R. A mulher precisa manter a higiene íntima em dia, principalmente se ela apresenta alguma predisposição à candidíase.

- Como vou saber o tamanho e modelo correto?

R. No mercado, existem diversos modelos e tamanhos. É importante que você utilize o modelo mais adequado para você. Caso seja maior ou menor, o coletor pode causar vazamento e desconforto.

- Mulheres virgens podem usar o coletor?

R. Não é recomendado. Quem ainda é virgem precisa consultar o seu ginecologista antes de usar, pode correr o risco de ter o hímen rompido se ele for usado de maneira inadequada.

- Quem usa o coletor pode praticar atividade física?

R. O coletor não impede de a mulher realizar atividades físicas. No caso de mulheres com fluxos intensos é recomendado esvaziar o coletor com maior frequência.

- Posso dormir com o coletor?

R. Sim. Não há problema, só fique atenta se você já fez a troca para esvaziá-lo antes de dormir. (www.ericamantelli.com.br)


Copyright 2018 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

 






Direitos Reservados (c) 2018 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA