JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Coletor Menstrual

Algumas mulheres estão adotando o coletor menstrual. No Brasil, uma comunidade no Facebook reúne mais de 13 mil mulheres a favor desse método. Mas, é seguro para a saúde e higiene da mulher?

Diferente do absorvente, coletor menstrual é feito com material flexível que deve ser encaixado na entrada da vagina.

A mulher pode usá-lo no máximo até 12 horas, porém recomenda-se trocar a cada 6 horas. Depois deve ser retirado e lavado," explica a Ginecologista e Obstetra Erica Mantelli (CRM-SP: 124.315), pósgraduada em Sexologia pela USP. Não há segredo para colocá-lo.

A mulher deve dobrar o coletor com os próprios dedos e inseri-lo na vagina. Ao notar que ele foi colocado por completo, ele vai abrir e você pode ouvir um estalo significando que ele está no lugar correto.

Algumas mulheres ficam preocupadas em usar o coletor por achar que a menstruação tem odor. "A menstruação não tem cheiro, quando ela apresenta algum odor significa que a mulher está com problemas de infecção".

NÃO PODE USAR

Mulheres que acabaram de ser mãe não devem usá-lo. Além disso, quem utiliza DIU precisa ficar atenta para evitar que o dispositivo se desloque. Algumas também podem desenvolver uma alergia ao material sendo indicado suspender o uso.

O coletor menstrual não faz mal a saúde ou a higiene da mulher. Mas, se você decidir inovar e trocar o absorvente por este método é importante consultar o seu ginecologista para tirar as principais dúvidas sobre uso.

No Brasil, o produto custa em média de R$85 e R$155.

TABUS DO COPINHO

Para entender melhor sobre as vantagens do coletor menstrual, Dra. Erica Mantelli desvenda alguns mistérios.

- O coletor deve ser higienizado com frequência?

R. Sim, toda vez que você usá-lo é importante lavar com água fria e sabão neutro. A mulher também pode limpá-lo com água fervente.

- Quando devo esvaziar o coletor?

R. É importante retirar o coletor no máximo até 12 horas. Mas, o momento de esvaziá-lo vai depender o fluxo menstrual de cada uma. Se for intenso é recomendado trocar a cada seis horas.

- Corro risco de desenvolver candidíase?

R. A mulher precisa manter a higiene íntima em dia, principalmente se ela apresenta alguma predisposição à candidíase.

- Como vou saber o tamanho e modelo correto?

R. No mercado, existem diversos modelos e tamanhos. É importante que você utilize o modelo mais adequado para você. Caso seja maior ou menor, o coletor pode causar vazamento e desconforto.

- Mulheres virgens podem usar o coletor?

R. Não é recomendado. Quem ainda é virgem precisa consultar o seu ginecologista antes de usar, pode correr o risco de ter o hímen rompido se ele for usado de maneira inadequada.

- Quem usa o coletor pode praticar atividade física?

R. O coletor não impede de a mulher realizar atividades físicas. No caso de mulheres com fluxos intensos é recomendado esvaziar o coletor com maior frequência.

- Posso dormir com o coletor?

R. Sim. Não há problema, só fique atenta se você já fez a troca para esvaziá-lo antes de dormir. (www.ericamantelli.com.br)