JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Suco detox

Uniara tem receita eficaz

Professora de Nutrição da Universidade de Araraquara, Denise Bertolini Chediek sugere receita para eliminar substâncias estranhas do organismo

A vida moderna, de acordo com a professora do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara Uniara, Denise Bertolini Chediek, faz indivíduos terem contato com diversas substâncias estranhas inclusive com potencial tóxico, precisam ser constantemente eliminadas. Uma alternativa que ajuda nesse processo, é o suco detox.

Impurezas são xenobióticos que podem estar presentes nos alimentos industrializados ou in natura com agrotóxicos na atmosfera e cosméticos.

SUCO DETOX

O suco pode tornar mais eficaz o processo de eliminação dessas substâncias que envolvem vários órgãos, como intestino, fígado e rins.

Embora o organismo possa naturalmente eliminar esses xenobióticos, o suco detox age como coadjuvante melhorando o funcionamento de alguns órgãos, além de fornecer nutracêuticos, ou seja, substâncias presentes nos alimentos com ação anti-inflamatória, antioxidante e que melhoram a capacidade imunológica do organismo, "fazendo com que ele responda melhor às agressões externas".

TIPO DE SUCO

Dependendo dos ingredientes utilizados, o suco atua de maneira diferente. "Por exemplo, o tradicional suco detox com couve, gengibre e limão tem ação sobre o funcionamento do intestino, ação anti-inflamatória e ação sobre o sistema imunológico. Todos podem se beneficiar dos nutrientes presentes nesses sucos naturais".

A DIFERENÇA

Sucos detox em relação aos demais sucos naturais, é a combinação de frutas e vegetais, com uma finalidade específica em função dos nutrientes combinados, presentes em maior concentração em alguns alimentos. "O suco de laranja, fonte de vitamina C, pode ter seu potencial nutritivo aumentado quando combinado com frutas vermelhas que têm atividade antioxidante, e com a semente de chia (rica em fibras que melhoram o funcionamento do intestino), sendo também fonte de ômega 3, com atividade antioxidante, transformando-se em bom suco detox".

DICA DE RECEITA

Professora Denise dá uma dica valiosa: em liquidificador bater, com gelo, suco feito com duas laranjas, uma polpa de frutas vermelhas e uma colher de chá de semente de chia. Saúde!!!

(Informações sobre curso de Nutrição da Uniara no endereço www.uniara.com.br ou fone 0800 55 65 88)