JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Reflexões de Pensadores

Autora: Maria Ursulina Ramalho

"Aquilo que vida significava outrora para os filósofos passou a fazer parte da esfera privada e, mais tarde, da esfera do mero consumo que o processo de produção material arrasta consigo como um apêndice sem autonomia e sem substancia própria". (Theodore W. Adorno)

"A maneira como a escola trata a pobreza constitui uma avaliação importante do êxito de um sistema educacional. Crianças vindas de famílias pobres são em geral as que têm menos êxito, se avaliadas através dos procedimentos convencionais". (CONELL, 1995:11)

Milton Santos lembra que "A cidade é o único lugar que se pode contemplar o mundo com a esperança de conduzir um futuro. Mas se criou uma linguagem anti-cidade". (FOLHA DE SÃO PAULO)

"A natureza é o corpo inorgânico do homem - isto é, a natureza, na medida em que ela própria não é o corpo humano. O homem vive na natureza, significa em que a natureza é seu corpo com o qual deve permanecer em contínua relação se não quiser morrer". (Fritjoif Capra)

Jean Paul Sartre, filósofo elucida com profunda clareza a condição humana contemporânea. "Agir é modificar a figura do mundo, é dispor de meios com vistas a produzir um complexo instrumental e organizado de tal ordem que acarretem modificações em toda a série e produza um resultado previsto". (SARTRE, 1997). Digitação: Kate Lorraine Salustiano de Godoy