JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Segundo Dia: cuidados no Enem

Nesse domingo(12), estudantes do Ensino Médio voltam a encarar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas, diferente da primeira etapa, realizada no último domingo, que contava também com a redação, que esse ano trouxe como tema a inclusão de surdos na educação, os alunos terão que se dedicar apenas a responder questões das disciplinas de exatas e ciências da natureza. De qualquer forma, se o candidato não souber administrar seu tempo pode se complicar e entregar a prova incompleta.

O ideal

O aluno deve buscar responder inicialmente as questões das disciplinas com as quais tem mais familiaridade, mais domínio e conhecimento, principalmente para ganhar confiança e motivação.

Evite perder tempo com assuntos mais difíceis, no início, quando não há tanta segurança na resposta. (Renato Tresolavy)

O candidato deve administrar bem o tempo de prova. Questões complicadas, que demandam mais tempo para serem resolvidas, o aluno deve separá-las para mais tarde, após 2h de prova, momento em que estará mais confiante e com maior rendimento nas resoluções das questões.

Com 3 horas de prova, recomenda-se pausa estratégica para renovar energias: Comer alguma coisa, fruta ou mesmo um chocolate, ir ao banheiro para lavar o rosto, se esticar um pouco, para manter o foco na prova.

Outro cuidado

Que os alunos cheguem com antecedência ao local do exame. "O aluno que se prepara, dedica-se o ano inteiro para fazer essa prova, não pode perder a oportunidade por chegar atrasado. Programe-se e saia de casa com tempo suficiente para o exame com tranquilidade e relaxado para a prova", diz o coordenador do Ético. De acordo com dos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dos 6,73 milhões de alunos inscritos, 30% não compareceram no último domingo.