JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Santa Lúcia homenageia A Padroeira do Brasil"

300 anos: resposta eterna

Texto: Padre Márcio Prado

Neste ano, comemoramos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba do Sul. A comemoração se dá com grande festa e ênfase, porém o povo brasileiro fazia festa ao se deparar com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Quantos milagres ocorreram após o encontro da pequena imagem? Aliás, o milagre já ocorreu pelo fato dos pescadores conseguirem pescá-la. Como foi incrível terem encontrado o corpo e depois a metros de distância, a cabeça. Que milagre, que sinal foi esse?

Imaginação

Aqueles simples pescadores, nem sabiam que ali se iniciava nova devoção à Mãe de Jesus, com título "Aparecida". Embora com o nome, a Mãe de Jesus é mulher simples, é mãe e talvez por isso cativa, conquista, acolhe e indica o caminho da Salvação, Jesus.

Há 300 anos, o Brasil vivia um tempo ainda de exploração, de indiferença, de racismo e escravidão. A virgem Aparecida foi uma resposta de Deus. A imagem estava quebrada, enlameada e de cor escura.

Aparições

De Nossa Senhora têm finalidade em Cristo, nunca nela mesma. Aliás, Maria no Evangelho disse: "Fazei tudo o que ele (Jesus) vos disser" (Jo 2,5). Maria, após 300 anos, continua a resposta de Deus. Ela continua ao lado daqueles que estão com o coração quebrado, que sofrem com a violência, ela está com aqueles que passam fome. Maria está ao lado daqueles que estão enlameados pelo pecado, estão errantes; daqueles que sofrem com o racismo, com a indiferença; com os desprezados.

A manifestação

Através da simplicidade de uma imagem da mãe de Jesus é para lembrar a humanidade que não é órfã. Tem a Trindade Santa que cuida e a providência divina quis ainda contar com uma figura feminina. Maria não é deusa, ela é a serva do Senhor (Lc 1,38). Quantos filhos antes de ir ao pai vão até a mãe? Recorrem à Mãe para que o Filho atenda.

Qual a mãe que não sofre ou se compadece de seus filhos?

Ela acredita, queria muitas vezes estar no lugar do filho. A mãe sempre dá um jeito de acolher e de despertar o filho de algum erro.

A imagem

Revela a Mãe que encontrou seus filhos. Ela "apareceu" para lembrar a humanidade que existe um Deus que a ama, enviou seu Filho único para nos salvar (Jo 3,16). A imagem apareceu quebrada, suja, para resgatar a Deus todos aqueles que assim se sentem. A mãe Aparecida deseja vida, condições dignas para seus filhos. Ela deseja o alimento para o faminto, a liberdade em Deus de cada filho, o bem e oferece o que tem de melhor: assim como um dia ofereceu o seu filho, nosso Salvador Jesus.

Mensagem

Filho e filha têm a Mãe que entende, roga por você e incentiva a ir adiante: "Fazei tudo o que ele vos disser".