INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
COLUNAS



Santa Lúcia homenageia A Padroeira do Brasil"
Atualizada 6 de outubro de 17 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter

300 anos: resposta eterna

Texto: Padre Márcio Prado

Neste ano, comemoramos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba do Sul. A comemoração se dá com grande festa e ênfase, porém o povo brasileiro fazia festa ao se deparar com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Quantos milagres ocorreram após o encontro da pequena imagem? Aliás, o milagre já ocorreu pelo fato dos pescadores conseguirem pescá-la. Como foi incrível terem encontrado o corpo e depois a metros de distância, a cabeça. Que milagre, que sinal foi esse?

Imaginação

Aqueles simples pescadores, nem sabiam que ali se iniciava nova devoção à Mãe de Jesus, com título "Aparecida". Embora com o nome, a Mãe de Jesus é mulher simples, é mãe e talvez por isso cativa, conquista, acolhe e indica o caminho da Salvação, Jesus.

Há 300 anos, o Brasil vivia um tempo ainda de exploração, de indiferença, de racismo e escravidão. A virgem Aparecida foi uma resposta de Deus. A imagem estava quebrada, enlameada e de cor escura.

Aparições

De Nossa Senhora têm finalidade em Cristo, nunca nela mesma. Aliás, Maria no Evangelho disse: "Fazei tudo o que ele (Jesus) vos disser" (Jo 2,5). Maria, após 300 anos, continua a resposta de Deus. Ela continua ao lado daqueles que estão com o coração quebrado, que sofrem com a violência, ela está com aqueles que passam fome. Maria está ao lado daqueles que estão enlameados pelo pecado, estão errantes; daqueles que sofrem com o racismo, com a indiferença; com os desprezados.

A manifestação

Através da simplicidade de uma imagem da mãe de Jesus é para lembrar a humanidade que não é órfã. Tem a Trindade Santa que cuida e a providência divina quis ainda contar com uma figura feminina. Maria não é deusa, ela é a serva do Senhor (Lc 1,38). Quantos filhos antes de ir ao pai vão até a mãe? Recorrem à Mãe para que o Filho atenda.

Qual a mãe que não sofre ou se compadece de seus filhos?

Ela acredita, queria muitas vezes estar no lugar do filho. A mãe sempre dá um jeito de acolher e de despertar o filho de algum erro.

A imagem

Revela a Mãe que encontrou seus filhos. Ela "apareceu" para lembrar a humanidade que existe um Deus que a ama, enviou seu Filho único para nos salvar (Jo 3,16). A imagem apareceu quebrada, suja, para resgatar a Deus todos aqueles que assim se sentem. A mãe Aparecida deseja vida, condições dignas para seus filhos. Ela deseja o alimento para o faminto, a liberdade em Deus de cada filho, o bem e oferece o que tem de melhor: assim como um dia ofereceu o seu filho, nosso Salvador Jesus.

Mensagem

Filho e filha têm a Mãe que entende, roga por você e incentiva a ir adiante: "Fazei tudo o que ele vos disser".


Copyright 2017 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

 






Direitos Reservados (c) 2017 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA