JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

SESA 70 anos de serviços

Instalado há 70 anos pelo Estado e mantido pela Faculdade de Saúde Pública - USP, o Serviço Especial de Saúde de Araraquara atua em dois prédios na mesma quadra da Rua Itália, entre Avenidas Duque de Caxias e Portugal. "São 17 mil pessoas atendidas, grande número de idosos; por isso, implantamos um programa domiciliar aos acamados ou com dificuldades de locomoção. O SESA é um privilégio", diz o médico Walter M. Figueiredo.

Confiança

Fica mais evidente durante campanhas de vacinação contra a gripe, febre amarela, H1N1 e outras. A missão fundamental do SESA são as ações da Vigilância Epidemiológica. "Estamos numa calma da dengue, zika vírus e chikungunya, mas, precisamos intensificar controle do vetor para o período quente e chuvoso que vai começar", diz o diretor Figueiredo.

Atividade

Com uma estrutura enxuta (71 funcionários), o trabalho demanda muito esforço, com máximo de qualidade. No histórico de serviços, ao longo de sete décadas, a excelência em relação à higiene e educação sanitária e grupos vulneráveis, como o controle da água tratada e distribuída pelo Daae; vacinação de cães; fiscalização de higiene dos ambulantes; controle de tratamento de água em piscinas de clubes, além do atendimento médico, exames laboratoriais de tuberculose, hanseníase, hepatite e meningites que abrangem 20 cidades da região.

Simpósio

SESA, com apoio de universidades e Prefeitura, promoverá o 1º Simpósio de Saúde Pública de Araraquara, próximo dia 21 de novembro, na Uniara. Os temas abordados serão as pesquisas em saúde pública com ênfase nas doenças infecciosas e a doenças crônicas.