INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
COLUNAS



SESA 70 anos de serviços
Atualizada 8 de setembro de 17 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter
Clique na imagem para ampliar
Unidade de Araraquara, pioneira do Brasil na aplicação da Vacina Sabin.

Instalado há 70 anos pelo Estado e mantido pela Faculdade de Saúde Pública - USP, o Serviço Especial de Saúde de Araraquara atua em dois prédios na mesma quadra da Rua Itália, entre Avenidas Duque de Caxias e Portugal. "São 17 mil pessoas atendidas, grande número de idosos; por isso, implantamos um programa domiciliar aos acamados ou com dificuldades de locomoção. O SESA é um privilégio", diz o médico Walter M. Figueiredo.

Confiança

Fica mais evidente durante campanhas de vacinação contra a gripe, febre amarela, H1N1 e outras. A missão fundamental do SESA são as ações da Vigilância Epidemiológica. "Estamos numa calma da dengue, zika vírus e chikungunya, mas, precisamos intensificar controle do vetor para o período quente e chuvoso que vai começar", diz o diretor Figueiredo.

Atividade

Com uma estrutura enxuta (71 funcionários), o trabalho demanda muito esforço, com máximo de qualidade. No histórico de serviços, ao longo de sete décadas, a excelência em relação à higiene e educação sanitária e grupos vulneráveis, como o controle da água tratada e distribuída pelo Daae; vacinação de cães; fiscalização de higiene dos ambulantes; controle de tratamento de água em piscinas de clubes, além do atendimento médico, exames laboratoriais de tuberculose, hanseníase, hepatite e meningites que abrangem 20 cidades da região.

Simpósio

SESA, com apoio de universidades e Prefeitura, promoverá o 1º Simpósio de Saúde Pública de Araraquara, próximo dia 21 de novembro, na Uniara. Os temas abordados serão as pesquisas em saúde pública com ênfase nas doenças infecciosas e a doenças crônicas.


Copyright 2017 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

 






Direitos Reservados (c) 2017 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA