JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Santa Lúcia: fórum sobre drogas

Temática foi abordada durante o I Fórum de Políticas sobre Álcool e outras Drogas.

O prefeito Luizinho Noli, vice Zé Treviso e secretária da Educação, Cultura e Esporte, Marina Carla Ozias recepcionaram convidados como o vereador Milton Cerqueira Leite (Câmara de Santa Lúcia) e Alcindo Sabino, Secretário da Participação Popular de Araraquara (representante do prefeito Edinho Silva).

Para o prefeito Luizinho "a discussão não podia ser adiada. Um problema que assola a sociedade, especialmente os nossos jovens. Temos o compromisso de mostrar que as drogas levam para um caminho difícil, quase volta". Secretária Marina afirma que "precisamos de todos para que as ações e políticas sobre drogas sejam realidade em Santa Lúcia. Juntos somos fortes e chegaremos ao denominador comum e satisfatório que envolva os nossos alunos e a sociedade".

Discussões

Os participantes obedeceram quatro eixos: Prevenção, Cuidado, Autoridade e Reinserção Social. As ideias e conclusões de cada grupo foram expostas para todos e encaminhadas ao Poder Público que analisará possibilidade para se colocar em prática.

Entre as propostas selecionadas: ativação do Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas COMAD; criação do Plano Municipal de Prevenção ao uso de Álcool e Drogas; e implantação de projetos voltados a adolescentes em estado de vulnerabilidade.

Exemplo

Para o palestrante do Fórum, Márcio Servino, a iniciativa da Prefeitura de Santa Lúcia é um exemplo aos demais municípios. "São poucas prefeituras que avaliam a importância dessa discussão prioritária. O prefeito Luizinho está de parabéns por incentivar essas ações".

Antes do Fórum

Foram realizadas etapas de discussão geral sobre o tema, a fim de capacitar professores, pais e mães além de aproximadamente mil alunos das escolas municipais. (Foto e texto: Paula Cardoso)