INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
COLUNAS



Exemplos para a HUMANIDADE
Atualizada 4 de agosto de 17 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter

Escritora e pedagoga Maria Ursulina Ramalho

Caminhamos pela vida levando experiências vividas, sofridas ou não mas sempre aprendendo. Nem sempre concretizamos nossos ideais, nesse caminhar mas é necessário saber que O espaço que habitamos é destinado à eliminação das imperfeições éticas, morais e virtuais que todos trazemos.

Nossas emoções estão quase sempre à flor da pele e idealizamos o impossível em certas situações. Entretanto a realidade que nos envolve contém meios a nos esclarecer. O único que orientará nessa caminhada é a Educação.

No século XVIII encontramos um iluminado filósofo e pedagogo chamado Rousseau que nos ensina: Educação salva o indivíduo.

A virtude tem origem nas ideias e nos diálogos que antigamente tinham como objetivo a formação da cidadania, justiça e moral. Hoje as ideias estão ligadas ao mundo material desvirtuando objetivos superiores do comportamento humano e fazendo nascer o poder, orgulho, vaidade, egoísmo, enfim, a corrupção.

Na sociedade contemporânea a essência do ser humano desapareceu dando lugar ao desconhecido, a falsidade e principalmente predominância do Eu.

Mas, segundo ditado popular, o tempo tudo cura e tudo passa. Essa sociedade um dia passará. As dores passam, os amigos passam, somos passageiros num mundo organizado para esclarecer sobre o conhecimento. O conhecimento, desde que seja permitido pelas instituições contrárias aos propósitos educacionais, libertará os males que nos atacam.

Como a felicidade, a dor e a saudade passam essa realidade aviltada pelos destruidores da verdade.

Essa realidade, na qual vivemos, está descerrando o véu de um tempo obscuro para nos iluminar em direção a evolução individual e social onde o esclarecimento seja democrático, fazendo nascer um mundo novo.

Como dizia um grande professor de filosofia "a salvação é individual" mas, atinge a todos que querem a verdade destruindo a mentira, muito comum em nosso tempo. (digitação: Kate Lorraine Salustiano de Godoy)


Copyright 2017 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

 






Direitos Reservados (c) 2017 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA