INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
COLUNAS



Américo descobre Museu
Atualizada 19 de maio de 17 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter

Prefeitura de Américo Brasiliense detectou pegadas de Dinossauros. A bióloga Andréia Regina Leandro de Campos identificou as pegadas e agora o Centro de Ciências e Educação Ambiental concretiza uma parceria com o Centro de Ciências de Araraquara da UNESP a fim de analisar quais as espécies e o período desses Dinossauros na região.

Segundo o Professor da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e Paleontólogo Dr. Marcelo Adorna Fernandes foi encontrada em Araraquara pegadas do réptil de três dedos "há mais de 140 milhões de anos".

O museu a céu aberto de Araraquara fica na Rua Voluntários da Pátria (rua cinco) contendo o mesmo tipo de pegada. Alguns pavimentos da cidade são provenientes de pedreiras de arenito, hoje desativadas. A região já esteve na borda de um imenso deserto de 1,3 milhões de quilômetros quadrados chegando até o Uruguai.

Primeiro registro

Efetivado em Araraquara não foi em pedreira, estava exposto em uma calçada da vizinha São Carlos e foi descoberto em 1911 pelo Engenheiro de Minas Joviano Pacheco, em Arenito cor-de-rosa em passeio público. Hoje a pista fóssil faz parte da coleção do antigo Instituto Geográfico e Geológico na capital.

Praça Eridio Stain

A pegada em Américo Brasiliense vem de placas de arenito provenientes de pedreiras da região, hoje desativadas. Nos próximos meses Américo Brasiliense deverá receber uma equipe de Paleontólogos para realizar estudos minuciosos.


Copyright 2025 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

 






Direitos Reservados (c) 2025 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA