INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
COLUNAS



Teste o seu Português (455)
Atualizada 19 de maio de 17 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter
Clique na imagem para ampliar
Pedro José Bellote Chaman
Clique na imagem para ampliar
Orientadas pela maestrina Erlenne Dokendal, integrantes do Grupo Shalom de Araraquara fizeram toda a diferença com seus cânticos: as missionárias Cleide e Joice, juntamente com as participantes do Grupo de Oração, Barbara, Raquel e Talita.

Terezinha Bellote Chaman (*)

"Devemos dizer, não apenas com a nossa boca, mas com nossos gestos: ‘Sou Cristão’". (Pe. João Vítor).

Aos 9 de maio, foi celebrada mais uma edição (85ª) de nossa Missa em Condomínio. Mais uma vez, a celebração ocorreu no Ed. Rosa de Prata. A síndica, Célia Gonçalves, organizou carinhosamente, como sempre, o evento. Estavam lá presentes 40 pessoas, entre moradores do condomínio e de outros edifícios. Foi uma noite em que vivenciamos algumas surpresas muito interessantes.

A primeira delas foi com relação ao celebrante, Pe. João Vitor. Ele que se ordenou Padre em 22 de abril/17 e celebrava ali a sua primeira Missa em Condomínio. Segundo ele, ficou admirado com o número de pessoas presentes. Transcrevemos alguns trechos importantes de sua homilia: "A mensagem do Evangelho nos diz que como um pastor de ovelhas cuida do seu rebanho, assim Jesus cuida de seus fiéis (o rebanho). Ele conhece todo o seu rebanho e deseja ser conhecido por ele." "Àquela época, os Judeus, que se diziam entendidos, não compreenderam a presença do escolhido de DEUS, no meio deles. Já os pagãos, em quem não se acreditava, acolheram, reconheceram e deram melhor atenção ao filho de DEUS." "Essa passagem serve para os dias de hoje. Muitas das vezes dizemos a largos pulmões: Sou Cristão... mas será que vivemos como tal... praticamos o Evangelho?" "Sabemos que não é fácil, pois temos de seguir Jesus e viver à sua imagem e semelhança. Mas, ainda existe uma esperança pois Ele deixou o Evangelho, que é o nosso guia. Ser Cristão é imitar a vida de Jesus: simplicidade, docilidade e Amor." "Devemos dizer, não apenas com a nossa boca, mas com nossos gestos: ‘Sou Cristão’".

A segunda surpresa foi à animação daquela Missa em Condomínio. Orientadas pela maestrina Erlenne Dokendal, integrantes do Grupo Shalom de Araraquara fizeram toda a diferença com seus cânticos: as missionárias Cleide e Joice, juntamente com as participantes do Grupo de Oração, Barbara, Raquel e Talita.

E a última e agradável surpresa foi a de que entre as intenções da Missa uma delas era para o querido Pedro José Bellote Chaman, nosso filho, que no dia seguinte completaria 25 anos de vida.

Convido-os a participarem de nossa próxima Missa em Condomínio, no dia 06 de junho, às 20h, no Ed. Mauá (Av. Mauá, 700). Odette Altmann de Campos e Luiz Bernardi aguardam-nos.

Desejando que se realize uma Missa em seu Condomínio, faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman 16 3336-5548 9.9782-6116 celp@terra.com.br Até lá e fiquem com DEUS.

Teste o seu Português

01 Estou muito ____________. "Não sei se caso ou se compro uma bicicleta".

a ( ) hesitante;

b ( ) esitante;

c ( ) hezitante;

d ( ) ezitante.

02 Era uma tertúlia musical, bem familiar.

Tertúlia, no contexto, significa um grupo de:

a ( ) sacerdotes;

b ( ) amigos;

c ( ) atletas;

d ( ) cozinheiros.

03 O casal da mesa 5 adora ________ bem picadinha, na ____________.

a ( ) cove fejoada;

b ( ) couve feijoada;

c ( ) couvi feijuada.

04 Desse jeito __________. Vá devagar na explicação!

a ( ) eu se perdo;

b ( ) eu se perco;

c ( ) eu me perdo;

d ( ) eu me perco.

05 O que mais gosto de beber é suco de abacaxi com ___________.

a ( ) hortelã;

b ( ) hortelam;

c ( ) hortelan;

d ( ) ortelã.

06 A melhor coisa da vida é tomar cerveja acompanhada de ____________.

a ( ) amenduim;

b ( ) aminduim;

c ( ) amendoim;

d ( ) minduim.

(*) Professora de Português, especializada em Linguística de Texto UNESP de Araraquara/SP, Mestre em Comunicação Social UNESP de Bauru/SP, Doutora em Serviço Social UNESP de Franca/SP e Pesquisadora do GEPEFA Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias. É Jornalista e assina coluna semanal (Teste o seu Português) em diversos jornais em todo o Brasil. Publicações em revistas técnicas na área de ciências humanas. Produtora de televisão do quadro "Teste o seu Português" por 16 anos em algumas TVs nacionais.

OBS.: não deixe de assistir ao "Teste seu Português", no canal You Tube ou pelo Facebook - www.facebook.com/testeseuportuguesonline Agora também na TV UNIARA, assista pelo canal aberto 55 ou tv uniara araraquara you tube

Respostas:

Resp 1.: a - Estou muito hesitante. "Não sei se caso ou se compro uma bicicleta".

Hesitante (= vacilante, indeciso).

Resp 2.: b - Era uma tertúlia musical, bem familiar.

Tertúlia (no contexto) = um grupo de amigos.

Resp 3.: b - O casal da mesa 5 adora couve bem picadinha, na feijoada.

Couve (= planta hortense, cultivada como comestível).

Feijoada (= prato da culinária brasileira).

Resp 4.: d - Desse jeito eu me perco. Vá devagar na explicação!

Resp 5.: a - O que mais gosto de beber é suco de abacaxi com hortelã.

Diga: a hortelã (nome feminino).

Hortelã (= planta de folhas pequenas, muito verdes e aromáticas).

Resp 6.: c - A melhor coisa da vida é tomar cerveja acompanhada de amendoim.

Amendoim (= planta herbácea da família das leguminosas

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP)~e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca Franca (SP) e Diário de Sorocaba Sorocaba (SP) Jornal de Itatiba Itatiba (SP) O Liberal Regional Araçatuba (SP) Diário da Serra Tangara da Serra (MT).


Copyright 2017 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

 






Direitos Reservados (c) 2017 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA