INÍCIO
BRASIL
CIDADE
CULTURA
GERAL
COLUNAS



Tecnologia digital
Atualizada 28 de junho de 13 |  Comentários -   E-mail | Imprimir | Permissões e Reproduções | Assine matérias como esta | Compartilhar no facebook Siga Jornal de Araraquara no Twitter
Ainda novidade para maior parte dos professores

Tecnologias passam a fazer parte da rotina de sala de aula, a partir de 2014, introduzidas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

As novas tecnologias digitais que farão parte da rotina das salas de aula, a partir de 2014, introduzidas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ainda são uma grande novidade para os professores brasileiros, mesmo para aqueles acostumados ao uso da tecnologia em geral. Foi a constatação da equipe que por dois meses percorreu 80 cidades do País com a Caravana Digital FTD, apresentando os novos objetos digitais que passam a compor o livro didático a mais de 15 mil professores, diretores de escola e representantes das secretarias de educação.

"Tivemos a preocupação de estar não apenas em grandes cidades, mas também em municípios pequenos e afastados, para atingir um grande número de educadores e ter a exata percepção de como está o conhecimento e a preparação deles para esse novo processo. Pudemos presenciar a reação deles diante desse momento de ruptura entre a mídia impressa e a digital, que tanto se fala mas que até então o professor não havia presenciado#, explica Tavares.

A Caravana Digital FTD começou em 06 de maio e se encerra, nesta semana, com a presença dos ônibus laboratório em Caieiras (SP) e Varginha (MG). A ação educacional passou pelos estados de Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas.

Os ônibus-laboratório foram equipados com tablets, lousa digital e monitores de TV para apresentar uma série de vídeos, animações, jogos educativos, simulações, infográficos interativos e objetos de realidade aumentada. Nas sessões que acontecem de hora em hora, os assessores pedagógicos explicam aos professores sobre o uso desses materiais em sala de aula, orientando-os para a melhor aplicação de cada um e esclarecendo possíveis dúvidas.

O que são os objetos digitais? Neste ano, uma série de novidades realmente empolgantes chegou às escolas. Junto com os livros didáticos, surgiram novas ferramentas e objetos educacionais digitais acessados na Internet. Com esses recursos em mãos os professores têm toda facilidade para introduzir em suas aulas as dinâmicas que têm envolvido tão intensamente crianças e jovens em seu dia a dia, com o uso dos computadores.

"A escola quer mudar, o professor quer mudar! Querem fazer o melhor para envolver e desenvolver seus alunos. Mas é preciso admitir que essa tarefa não é fácil em um mundo repleto de oportunidades estimulantes e desafiadoras para as crianças e os jovens. A FTD, com todas as suas equipes e longa experiência com a Educação no Brasil, está empenhada em ajudar a Escola e o professor a ter sucesso em suas iniciativas. Nosso compromisso é traduzir esse mundo de novidades digitais que surgem a cada dia em oportunidades pedagógicas ao alcance do professor", afirma o Gerente de Inovação e Novas Mídias, Fernando Fonseca.

O aluno ganha ao contar com um material que fala a sua linguagem, que enriquece suas experiências, que amplia o universo que pode ser explorado e provoca sua curiosidade. São centenas de novos materiais voltados ao Ensino Fundamental II, contemplando todas as disciplinas. Os professores, além de receber esse extenso material para aprimorar sua metodologia de ensino, contam ainda com ferramentas que oferecem facilidades para a qualidade do seu trabalho: Planejador de Aulas, Gerenciador de Atividades e Simulados e Provas. (Ricardo Viveiros www.viveiros.com.br)


Copyright 2017 JORNAL DE ARARAQUARA. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem permissão explícita do detentor dos direitos autorais.


Regras para comentários: Respeite outros leitores de nossa comunidade, portanto faça apenas comentários inteligentes e civilizados. Não ataque outros leitores pessoalmente e utilize sempre uma linguagem de alto nível.

Login: Identifique-se para deixar um comentário Log in | Registre-se
Título:
Comentários: (Seja o primeiro a comentar)

 






Direitos Reservados (c) 2017 - JORNAL DE ARARAQUARARA LTDA