JORNAL DE ARARAQUARA
  • Fundado em 1991
  • Diretor: Geraldo Polezze
  • Vice-diretora: Marilene Volpatti
  • E-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br
ENTRE EM CONTATO

Incêndio no gelo

Vice-líder no Congresso Nacional, o deputado federal Dimas Ramalho faz pedido de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para debater o programa brasileiro na Antártica. A convocação visa atrair os ministros Celso Amorim (Defesa) e Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia) para debater acidente que destruiu cerca de 70% Estação Antártica "Comandante Ferraz" que abrigava o programa brasileiro e matou dois militares.

"O acidente revelou a precariedade de condições de funcionamento da nossa base de pesquisas naquele continente", avaliou Dimas Ramalho. O Partido do deputado também quer discutir a redução de recursos para o Proantar (Programa Antártico Brasileiro), o menor dos últimos sete anos.

Dimas disse que na reunião irá cobrar do governo explicações sobre o motivo da redução do orçamento. Segundo revelou a Folha de São Paulo, o valor destinado para o programa este ano é 42% menor do que em 2011, passando de R$ 18,3 milhões para R$ 10,7 milhões.

No momento do incêndio, estavam na base 15 militares, 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa e um representante do Ministério do Meio Ambiente. O incêndio ocorreu na "praça de máquinas", onde ficam os geradores de energia. Há um mês começou a funcionar no local um novo gerador, movido a etanol.