Boletim do Coronavírus – de 23 de agosto de 2021

0
451

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta segunda-feira (23), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM, continua nas ruas fiscalizando o cumprimento do decreto municipal no 12.660, que começa a vigorar na data de hoje, adequando as medidas voltadas à contenção da disseminação da Covid-10 no município às novas regras do Plano São Paulo, do Governo Estadual. O decreto, na íntegra, está no site da Prefeitura.
Sobre a aglomeração ocorrida na noite de ontem na Avenida Bento de Abreu, nas imediações do Teatro Municipal, a Prefeitura esclarece que foi, a princípio, algo que se deu de forma espontânea, com jovens que já frequentavam o local, os quais se aglomeraram e provocaram a interrupção do trânsito, colocando em risco a vida de dezenas de pessoas.
A Prefeitura de Araraquara, bem como as forças de segurança do município, foram pegas de surpresa com a dimensão da aglomeração causada e, de acordo com procedimentos de segurança pública, entendeu por bem não tomar nenhuma medida com uso de força para não gerar tumulto e cenas de violência. A reação diante de uma ação policial se tornaria completamente imprevisível, em virtude do número de pessoas já presentes no local.
O município, por óbvio, estudará medidas a serem tomadas junto com Policia Militar para evitar que o fato se repita. A Prefeitura compreende que as medidas restritivas adotadas durante os piores momentos da pandemia impediram que todos, em especial os jovens, tivessem acesso ao lazer e manifestações culturais. Mas, claro que, por mais que o município seja compreensivo diante deste fato, não é possível permitir que aglomerações aconteçam ignorando que ainda vivemos uma pandemia.
Também importante ressaltar que o projeto Bento Aberta, que será lançado no próximo dia 29, em meio às comemorações de aniversário de Araraquara, tem exatamente uma proposta contrária a essa aglomeração. Trata-se de uma opção de ocupação pública do local, porém de forma disciplinada, organizada e monitorada pelo município. O horário será das 07h às 12h, com foco em atividades individuais de esporte e lazer que não gerem aglomerações, com cumprimento das medidas de proteção como uso de máscara e distanciamento.
Ainda sobre as medidas de fiscalização do cumprimento do decreto municipal em vigor, a força-tarefa realizou 3 ações de apoio às equipes da Secretaria Municipal da Saúde que realizam visitas domiciliares aos positivados e registrou 3 autos de infração por descumprimento do isolamento.
É fundamental que a população continue respeitando as regras e adotando as medidas sanitárias preventivas de controle da pandemia de Covid-19, entre elas o distanciamento e o uso correto de máscaras.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 10 casos positivos de Coronavírus de 62 amostras analisadas. Como o total de testes aplicados ficou abaixo de 0,1% da população da cidade, não há avaliação das taxas de positividade de assintomáticos e sintomáticos na data de hoje.
Araraquara soma, portanto, 29.304 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 208 permanecem em quarentena e 28.525 já saíram. Aguardam resultado de exames 215 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 39 pacientes estão internados. Destes, 16 estão em enfermaria, sendo 14 confirmados e 2 suspeitos, e 23 estão em UTI, sendo 22 confirmados e 1 suspeito.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 21% de leitos de enfermaria e 28% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 5 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 3 pacientes, o Hospital São Francisco não tem nenhum paciente, o Hospital de Campanha tem 15 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 16 pacientes.
Do total de 39 internados, 22 são moradores de Araraquara e 17 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 7 estão em enfermaria e 10 estão em UTI.
Os 17 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (2), Boa Esperança do Sul (2), Guarapiranga (1), Rincão (2), Santa Lúcia (1), São Carlos (6), Tabatinga (2) e Taquaritinga (1).

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 571 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma mulher de 87 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada no dia 15 de agosto.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 avança no município. Araraquara já aplicou, até o momento, 255.258 doses, sendo 174.226 da primeira dose, 75.055 da segunda dose e 5.977 de dose única.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.