Boletim do Coronavírus – de 18 de agosto de 2021

0
355

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quarta-feira (18), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 95.767
– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.724
– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 22.672 ligações
– Exames realizados junto à Unesp: 109.762
– Exames realizados junto à Uniara: 44.442
– Unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI, comércio, farmácias, particulares e antígenos da UPA: 115.575
– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 888

E a vacinação contra a Covid-19 continua nesta quarta-feira com a vacinação das pessoas com 19 anos ou mais e aplicação de segunda dose. Amanhã, quinta, será a vez dos 18 anos ou mais.
As pessoas que fazem parte dessas faixas prioritárias poderão se imunizar em qualquer um dos 9 polos de vacinação instalados no CMSC Vila Xavier, Iedda, UPA Vale Verde, Sesa, Vale do Sol, Assentamento Bela Vista e Distrito de Bueno de Andrada, no drive-thru do Sesc e também do Cear. Elas devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
Para facilitar a triagem e agilizar as filas nos polos de vacinação, é importante a realização do cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O link para o cadastro prévio é o https://vacinaja.sp.gov.br/
As informações detalhadas sobre os polos de vacinação que funcionam de segunda a sexta-feira, horários e documentos que devem ser apresentados estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
Araraquara já aplicou, até o momento, 243.180 doses, sendo 169.292 da primeira dose, 67.944 da segunda dose e 5.944 de dose única.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 53 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 5,35% de 990 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 12,57%, sendo 44 positivados de 350 amostras.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 640 testes no dia 17 de agosto, com 9 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 29.167 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 294 permanecem em quarentena e 28.304 já saíram. Aguardam resultado de exames 184 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)”, preencher com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 48 pacientes estão internados. Destes, 19 estão em enfermaria, todos confirmados, e 29 estão em UTI, sendo 28 confirmados e 1 suspeito.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 25% de leitos de enfermaria e 36% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 5 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 4 pacientes, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, o Hospital de Campanha tem 18 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 19 pacientes.
Do total de 48 internados, 24 são moradores de Araraquara e 24 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 10 estão em enfermaria e 14 estão em UTI.
Os 24 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (2), Boa Esperança do Sul (3), Cafelândia (1), Guarapiranga (1), Motuca (1), Rincão (3), Santa Lúcia (1), São Carlos (8), Tabatinga (3) e Taquaritinga (1).

Araraquara registrou, até o momento, 569 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.