Após denúncia de marmitas estragadas, Fungota diz fiscalizar alimentação de funcionários

0
438

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) cobrou explicações da Prefeitura após receber denúncias de usuários das UPAs

Diante de denúncias de usuários das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que teriam presenciado funcionários reclamando da alimentação fornecida pelo Município, o vereador e primeiro secretário da Câmara Municipal de Araraquara, Rafael de Angeli (PSDB), protocolou o Requerimento nº 593/2021, em que solicita explicações da Prefeitura, a Fungota, responsável pela gestão da Maternidade Gota de Leite e das UPAs, encaminhou resposta, afirmando que a instituição realiza inspeção prévia dos alimentos no momento da entrega e que, nas raras vezes em que houve problema, a refeição foi substituída por outra.
De acordo com Angeli, houve reclamação de marmitas estragadas, forçando os servidores a solicitarem alimentação em restaurantes da cidade e pagar por conta própria. Sobre isso, a diretora executiva substituta da Fungota, Joice Nogueira Calera, afirma que “em momento algum, houve ausência de alimento ao funcionário, haja vista que a reposição fora realizada tão logo feita a comunicação de sua necessidade à empresa fornecedora dos mesmos. Contudo, também é conveniente assinalar que, em alguns momentos, tivemos notícia de que a refeição entregue não encontrava-se própria para o consumo, mas, através da verificação das mesmas, percebeu-se que tal adjetivação não condizia com a realidade”, justifica.
Angeli também pediu o levantamento dos cargos das pessoas que se valem dessa alimentação. Segundo a Fungota, as refeições são diariamente distribuídas e entregues a cada um dos servidores públicos municipais e empregados públicos fundacionais que trabalham em escala de plantão de 12 horas, nas UPAs Central, da Vila Xavier e do Vale Verde, abarcando médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.
A Prefeitura também disponibilizou o Manual de Boas Práticas, adotado pela empresa vencedora do processo de licitação, responsável pela alimentação nutricional e hospitalar, assim como cópia do contrato, conforme solicitado pelo vereador. O acordo, firmado em julho de 2018, previa o fornecimento de alimentação balanceada e em condições higiênico-sanitárias adequadas para acompanhantes, funcionários e residentes da Maternidade Gota de Leite e das UPAs Central, Vale Verde e Vila Xavier, pelo valor de R$ 1.845.895,68.
O vereador quer continuar acompanhando o caso. “Continuaremos acompanhando a denúncia, para que realmente seja realizado o procedimento correto e de qualidade do alimento que é oferecido aos profissionais da saúde, que são tão essenciais como jamais foram nesse momento delicado da pandemia que estamos passando”, finaliza Angeli.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.